Parlamentares de Altaneira Voltam a Debater Descasos nas Administrações

Já está se tornando rotina nos discursos dos Parlamentares de Altaneira a cobrança de excelência, de transparência e de moralidade nas ações dos gestores do executivo, bem como também do legislativo.
Na sessão de ontem, terça-feira (17) o assunto voltou a ser discutido. Quem deu o ponta-pé inicial foi o Vereador Antônio Henrique (DEM) ao relatar uma vez mais o impasse gerado com a não renovação dos Agentes Pró-cidadania que, desta feita estão sem exercer suas atividades desde o início do mês. Para o Vereador não há nenhuma informação que justifique a suspensão das ações ou o cancelamento do contrato. Nesse sentido, O referido parlamentar apresentou um ofício no plenário onde solicita do Tenente Coronel da PM, Francisco Erivaldo Gomes de Araújo – Coordenador do Programa Pró-cidadania no Município explicações a respeito, haja vista que foi noticiado sobre a intenção do gestor municipal em renovar esse contrato, mas com um número reduzido, de 14 (quatorze) para 10 (dez) Agentes. Desta feita, o mesmo pede que “o Poder Público e o Tenente Coronel da PM venham esclarecer em plenário esse atitude”.  O ofício recebeu assinatura de todos os vereadores.
No entanto, o debate estava apenas começando e ganhou contornos dramáticos quando foi levantado o assunto de má gestão na Câmara. Aqui, destaque para as ações do Ex- Presidente da casa, Raimundo Nonato Caldas que esteve no comando do legislativo de 2007 e 2008. Período esse que está sendo alvo de ações do Promotor de Justiça da Comarca Vinculada a Altaneira – Bismarck Soares Rodrigues. Aqui, o Promotor requisita da Presidência da Câmara cópias dos processos de pagamentos de diárias equivalentes aos anos já mencionados, uma relação contendo as datas de todas as sessões realizadas em 2007, inclusive as itinerantes, bem como também informações alusivas ao andamento dos projetos de lei 009/2007 que trata da Instituição do Conselho Municipal de Saúde.
Na oportunidade, o Presidente em Exercício, o Vereador Deza (PCdoB) Soares informou que todas as solicitações já estão sendo cumpridas. No entanto, afirmou que as contas de 2008 não foram encontradas na Câmara e, que em virtude disso encaminhará um ofício ao responsável pela gestão citada e, posteriormente encaminhará resposta ao órgão solicitante.
Dito isso, o Vereador Prof. Adeilton (PSDB) foi muito enfático no seu posicionamento. Para ele os atos de Raimundo Nonato no comando do legislativo são um verdadeiro desmantelo, uma grande fraude e um descaso com o dinheiro público.  De acordo com ele o a promotoria está agindo de forma correta. Ele disse ainda que os vereadores que votaram em Raimundo Nonato têm boa parte da culpa. Nesse cenário de acusações, o parlamentar informou que já protocolou junto ao TCM denúncias contra o prefeito em exercício, Raimundo Rodrigues da Mota, quando este era presidente do Legislativo. De acordo com o Parlamentar inexistem no TCM informações do município equivalente a esta gestão e, voltou a cobrar a não existências das Contas de Fevereiro do Executivo na Câmara.
O Presidente em Exercício, por sua vez, afirmou que o simples fato de votar em um cidadão não prova a culpa ou o envolvimento no processo, pois foi um dos parlamentares mais atuantes em termos de cobrar excelência e transparência nas ações tanto do legislativo quanto do executivo e, que outrora, os vereadores que hoje se encontram na oposição fizeram parte da Administração do Prefeito Afastado, Antônio Dorival de Oliveira, e nunca fizeram esse tipo de discurso. Para ele “o discurso dos vereadores que hoje estão na oposição é copiado do grupo político, hoje na situação”. No que toca as contas do executivo em atraso, o Presidente discorreu que apesar disso, essa é uma situação inédita no município, pois já mais um parlamentar da situação cobrou que as contas viessem para o legislativo. De acordo com o Presidente irá se empenhar de todas as formas para que essas contas cheguem a Câmara, se necessário irá acionar a Assessoria Jurídica da Casa, vindo então a reforçar o que o Líder do Prefeito, o Vereador Flávio (PCdoB) já afirmara.
Ainda aqui, o confronto das Administrações não parou por ai, e quando o assunto de uma dívida da Administração passada junto a um Posto de Gasolina foi uma vez mais colocado em prova, o Parlamentar Antônio Nevoeiro (PSDB) citou por várias vezes o nome do Prefeito Afastado, e que o afastamento do gestor Antônio Dorival se deu em virtude de vales de combustíveis, existindo muito mais. Com ênfase, o Parlamentar discorreu que faz parte do grupo político ora no poder. “Faço parte do 40 (quarenta)”, completou o Vereador. Ainda aqui, o Vereador Devaldo Nogueira (PSB)  enfatizou que a dívida adquirida junto ao Posto de Gasolina foi uma das ferramentas para eleger o prefeito afastado. (Fonte – Poder Legislativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!