Altaneira: Representantes da Sociedade Participam de Capacitação do PMSB



O Município de Altaneira, localizado na Região do Cariri, ou simplesmente na Microregião Serrana de Caririaçu foi palco no dia de ontem (19) de julho de um importante evento para os munícipes.
Por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente diversos representantes deste Município participaram de uma capacitação onde o foco era, não sem razão, a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
Na oportunidade a Dr. Fernanda, representante da Funasa, chamou a atenção para a importância da Elaboração do Plano em Altaneira, assim como também do engajamento da comunidade nesse processo.
O Professor Osmy, palestrante do dia falou sobre os caminhos a serem trilhados na elaboração do PMSB, inclusive ressaltando os elementos que compõem o Saneamento na sua integridade, tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos (lixo) e águas pluviais (da chuva) e, claro, discutindo os grandes problemas enfrentados pelas pessoas com a falta do saneamento.
Nunca é demais lembrar que saneamento Básico nada mais é do que “o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”.
No entanto, é preciso que a comunidade participe, se integre, conhecendo assim a importância de se ter garantido o saneamento no município, uma vez que isso é fundamental na eliminação de doenças, o que vem a proporcionar qualidade de vida.
O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico é conhecer a real situação de Altaneira e, a partir da participação popular, colher as melhores soluções, as melhores propostas com o intuito de na erradicar os entraves que perpassam com a falta do saneamento no nosso município.
A Capacitação teve início às 09h00 da manhã no auditório da Escola 18 de Dezembro e envolveu Representantes de Instituições Sociais – Associação Raízes Culturais de Altaneira - ARCA, do SINSEMA – Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira, Vereadores, Secretários Municipais, o Ex-prefeito João Ivan Alcântara e, claro, diversas pessoas da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!