Ciclo de Palestras Debate Direito à Comunicação a Partir de Sexta-feira

Estão abertas, até sexta-feira (16), as inscrições para o ciclo de palestras "Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia", que tem o objetivo de difundir o debate sobre direito à comunicação no Brasil e em outros países, especialmente da América Latina. Palestra e lançamento de livro acontecem sexta-feira, a partir das 18h30min, no Auditório da Reitoria da UFC.

Composto por atividades – abertas ao público – e aulas voltadas para 30 inscritos, o projeto terá início com a palestra “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil”, apresentada pelo Prof. Venício Lima, da Universidade de Brasília (UnB), um dos principais especialistas em comunicação no país, colunista do Observatório da Imprensa e autor de diversos livros.

Também participará da discussão a Profª Márcia Vidal Nunes, da UFC, que, na ocasião, lançará o livro “Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)”, resultado de pesquisas sobre os usos do rádio nas campanhas eleitorais. A palestra e o lançamento do livro acontecem sexta-feira (16), no Auditório da Reitoria da UFC, às 18h30min.

Para aprofundar os temas abordados nas palestras, haverá uma aula no dia seguinte, das 13h às 17h, também ministrada pelo Prof. Venício Lima. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível e se cadastrar gratuitamente.

A atualidade dos temas abordados pelo Ciclo incorpora as discussões em curso sobre o novo marco regulatório da comunicação brasileiro, que logo deve passar por uma consulta pública. Diante desse cenário, o projeto visa a contribuir com a formação teórica e política de estudantes e profissionais de Comunicação, Direito, Ciências Sociais e áreas afins, bem como de integrantes de movimentos sociais interessados no tema.

O Ciclo é uma realização do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e da UFC, através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional. Conta com parceria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato).

A programação do Ciclo continua em outubro e novembro. No dia 21 de outubro, acontecerá a palestra “A regra é clara? Legislação da Comunicação Social brasileira”, também no auditório da Reitoria, com Néstor Busso, Presidente da Federação Argentina de Rádios Comunitárias (FARCO) e membro fundador da Coalizão por uma Radiodifusão Democrática.

A 18 de novembro, a palestra será “Cheiro de mudança no ar? As políticas públicas de comunicação em debate hoje”, com Carolina Ribeiro, do Coletivo Intervozes, e o Prof. Alexandre Barbalho, da Uece, que será debatedor.

Com Informações da UFC.  Mais você encontra em  Direito a Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!