Debater é Preciso: História da Religião, Ciência da Religião e Teologia (Adaptado)


Atualmente no Brasil existem inúmeros religiões onde todos convivem lado a lado, sem grandes problemas,  diríamos que em paz.

Mas nós sabemos que existem também pequenos grupos por dentro destas mesmas religiões que fomentam a discórdia, disseminando o separatismo, o preconceito (Conceito mal concebido) e o fundamentalismo. 

Creio que no Brasil ainda não tivemos grandes problemas com extremismo como em alguns outros países. Se bem que pelo que se vê e prega nas diversos guetos religiosos, principalmente em cidades pequenas....

Segundo todos sabem existe sim no Brasil algo como um conceiro mal formulado e subjacente, dissimulado principalmente da elite brasileira com a ajuda da mídia tentam incutir no imaginário do povo de que algumas religiões são perniciosas principalmente as religiões consideradas pelo Abramismo como crenças pagãs.

Um termo utilizado na religião que suscita grande polêmica na academia Brasileira no momento é a TEOLOGIA.

Minha pergunta a todos os amigos professores, mestres e doutores no assunto são :  Como podemos entender estas três disciplinas?  História da Religião, Ciência da Religião e Teologia. Academicamente devem estas disciplinas serem cursos diferentes ou devem ser uma única disciplina tendo cada um sua formação específica?  Quem é formado em História da Religião poderá exercer profissionalmente o ensino da Religião? Quem tem formação em Ciência da Religião poderá exercer a função de Historiador da Religião? E o teólogo? Como vocês entendem esta questão? Poderão os profissionais aludidos executarem suas profissões como professores da disciplina de Religião nas escolas? O que acham?

Fonte: cafehistoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!