ETNODOC III: EDITAL FICA ABERTO ATÉ 10 DE JANEIRO


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), recebe, até 10 de janeiro, inscrições no Edital de Apoio a Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Imaterial – Etnodoc.  Idealizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan, em parceria com a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), e patrocinado pela Petrobras, o concurso está aberto a projetos inéditos de documentário etnográfico, voltado para exibição em redes públicas de TV.

O edital tem como objetivo somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas direcionadas à melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

A terceira edição do Etnodoc apoiará 15 projetos inéditos de documentários etnográficos, de média duração, com recursos de R$ 1,2 milhão, sendo que cada projeto selecionado receberá a quantia de, no máximo, R$ 80 mil.

Requisitos

Os vídeos participantes do concurso devem ser relativos ao patrimônio cultural imaterial brasileiro, com temáticas sobre saberes, celebrações, formas de expressão e lugares, dentre outras, compreendido conforme definição da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada em 2003. Os projetos precisam ainda ter abordagem etnográfica sobre o objeto da documentação, situado em seu contexto sociocultural, e sobre pessoas e grupos sociais a ele relacionados.

A comissão de seleção será formada por representantes das várias instituições realizadoras e parceiras do projeto, além de pelo menos um especialista convidado, da esfera audiovisual, sem vínculo com as citadas instituições.

As inscrições só poderão ser feitas pelo site do  Etnodoc ,  na seção   Inscrição Online.

Edições anteriores

A primeira edição do Etnodoc foi realizada em 2007, com 466 projetos inscritos. Em 2009, o número de projetos participantes teve um aumento de mais de 50%, registrando mais de 706 inscrições. Na 2ª edição, a principal atualização do edital foi o processo de inscrição que passou a ser feita exclusivamente online.

O Etnodoc foi criado por especialistas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP e do Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  – Iphan e do Ministério da Cultura.

Fonte- Secult-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!