UECE ABRE A 5ª TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE


Com a crescente demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) sensível ao crescimento do emprego nesse setor, abre a quinta turma para o curso de Especialização em Engenharia de Software, com Ênfase em Padrões de Software. As inscrições estão abertas até 8 de fevereiro de 2012, e os candidatos devem se dirigir ao Bloco de Pesquisa e Pós-Graduação em Computação da Uece, no Campus do Itaperi, Avenida Paranjan, 1700. Com uma oferta de 40 vagas e duração de 18 meses, a realização da Especialização em Engenharia de Software é da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), através do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Segundo o Prof. Dr. Jerffeson Teixeira de Souza, diretor de Pesquisa da Uece, podem se inscrever para o curso, profissionais graduados em que os diplomas sejam definidos como duração plena e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem ter experiência em computação e interesse na área de Engenharia de Software e/ou Padrões de Software ou profissionais de áreas afins. A seleção de candidatos já está agendada para o período de 13 a 17 de fevereiro de 2012 e o início do curso está previsto para março ou abril de 2012.

A área de desenvolvimento de sistemas é o caminho natural de atuação de profissionais graduados nos cursos de ciência da computação e afins. Por conta da complexidade crescente dos sistemas computacionais e do próprio caráter dinâmico desse ramo da computação, anualmente, constata-se com o surgimento de novas tecnologias de verificação, a necessidade cada vez maior de reciclagem e atualização de profissionais atuantes nessa área. Tal atualização é essencial no sentido de suprir as competências, o dinamismo e as habilidades requeridas por esse exigente mercado de trabalho.

Dentre as várias tecnologias destinadas a auxiliar o processo de desenvolvimento de sistemas, o uso de Padrões de Software têm sido considerado, tanto no meio acadêmico como no ambiente profissional, um instrumento fundamental de garantia de qualidade e produtividade no desenvolvimento de projetos de software. Essa tecnologia fornece um vocabulário comum para expressar soluções e uma linguagem para relacioná-las.

O curso de Especialização em Engenharia de Software, com Ênfase em Padrões de Software tem por objetivo fornecer uma visão sistêmica e atualizada da área de Engenharia de Software, enfocando o desenvolvimento de sistemas, através da discussão de aspectos conceituais do estudo de metodologias e técnicas usadas neste desenvolvimento, da apresentação e discussão de normas e padrões de qualidade.



Fonte: UECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!