Começa no próximo sábado a 7ª Feira Nacional do Livro



Sob grande expectativa de público e com a presença de grandes escritores e mestres em literatura, começa no próximo sábado (28 de abril) – no Espaço Cultural da Urca - a 7ª edição da Feira Nacional do Livro e o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), com extensa agenda de atividades como mesas-redondas, palestras, work-shops, oficinas, contação de histórias, cursos, sobre temas os mais diversos como filosofia, televisão, quadrinhos, humor, história, comunicação, música, política, espiritualidade, ciência, saúde, culinária, sexualidade.

Entre os convidados ilustres do Flipoços 2012 - destaque para as presenças ilustres dos escritores Ferreira Gullar, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Fernando Gabeira, Luiz Felipe Pondé, os cartunistas Caco Galhardo e Paulo Caruso, entre outros não menos importantes.

Com mais de 100 convidados para a grade de eventos literários e culturais – e contando com a presença de mais de 80 expositores em estandes voltados para a comercialização (a preços abaixo do mercado de livros e publicações culturais) – a Feira Nacional do Livro chega a esta edição com expectativa recorde de público durante os nove dias de Festa.

Na edição 2011, os organizadores (GSC Eventos Especiais) - contabilizaram durante os nove dias de evento um total de cerca de 50 mil visitantes. Para este ano, em virtude do feriado de 1º de maio, na terça-feira – e tendo em vista a ampla cobertura jornalística (rádio, jornais do eixo Rio-São Paulo, revistas especializadas) - o público esperado deve superar essa média, atingindo um número próximo de 70 mil visitantes.

Segundo a diretora da GSC, Gisele Ferreira, o interesse crescente de público e mídia indicam a importância adquirida pelo evento para a cidade e região: “Pela primeira a grande imprensa está interessada em cobrir um evento cultural em Poços de Caldas, de forma espontânea. Isto é um trabalho que temos desenvolvido continuamente e agora estamos começando a colher excelentes frutos, enfatiza Gisele Ferreira.”



Antonio Candido, eterno mestre
A edição deste ano da FNLPC e Flipoços 2012 presta homenagem a um dos maiores críticos literários da história brasileira, o professor e escritor Antonio Candido de Mello e Souza, poçoscaldense de alma e coração, e que será representado na abertura por sua filha Marina Souza, pois, com 93 anos de idade, foi desaconselhado, por orientação médica, a vivenciar emoções intensas.

Vídeo histórico
Apesar da idade avançada, Antonio Candido – residente na capital paulista - esteve presente à cerimônia de pré-lançamento do Flipoços 2012 realizada na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo, no início de março (com ampla cobertura da grande imprensa (sites, revistas, jornais e emissoras de rádio) e ainda da mídia institucional especializada.

E mais: teve a delicadeza de receber – em outubro de 2011 - em sua residência a diretora da GSC Eventos, Gisele Ferreira e equipe - ocasião em que foram registradas as imagens (inéditas e exclusivas) que serão exibidas na abertura do Flipoços 2012.
Assim como nas edições anteriores, o Flipoços 2012 traz no contexto de sua programação oficial uma homenagem à Alemanha, berço de escritores e músicos célebres, país admirável e de vasta cultura acadêmica, literária, histórica e turística.

No âmbito nacional, lembramos a importância cultural, econômica e artística do estado de São Paulo e de sua capital gigantesca, universo de culturas, etnias, crenças, e de contagiante pulsação econômica e urbana.

O Flipoços também faz homenagem (in memoriam) ao escritor poçoscaldense Jurandir Ferreira (1905-1997), e que deixou obra valiosa (contos e romances) - sobre a qual o pesquisador poçoscaldense Huendel Viana – autor de elogiosa tese de mestrado pela USP – profere palestra no dia 28 de abril, às 14h, no Espaço Hora da Prosa.

Do mundo livreiro internacional, o Flipoços 2012 também inaugura série de homenagens a livrarias com menção a uma das maiores e mais charmosas do mundo, a Shakespeare and Company, fundada no início do século passado e tradicional local de encontro de grandes nomes da literatura mundial como Ernest Hemingway, James Joyce, Gertrude Stein, Scott Fitzgerald.





Fonte: http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!