Ex-guerrilheiro receberá título de cidadão Joseense



Em meio à expectativa de que a presidenta Dilma Rousseff anuncie ainda este mês os nomes que integrarão a Comissão da Verdade, a Câmara de São José dos Campos entrega, nesta sexta-feira, o titulo de cidadão a um ex-guerrilheiro.

Pedro Lobo de Oliveira nasceu em Natividade da Serra no início da década de 1930 e mora, há vinte anos, na cidade de São José. Em 2010, o ex-combatente da guerrilha urbana no Brasil teve sua vida retratada no livro Pedro e os Lobos – Os anos de Chumbo na trajetória de um guerrilheiro urbano, do jornalista João Roberto Laque e começa a virar filme.
A saga do sargento que virou guerrilheiro começa quando, aos dezoito anos, ele migra para a capital paulista. Na metrópole, Pedro trabalhará como ajudante geral, servente de pedreiro e metalúrgico até ingressar na Força Pública, hoje Polícia Militar.

Expulso da corporação por força do AI-1, o filho de Natividade da Serra funda a Vanguarda Popular Revolucionária, sigla clandestina que irá abrigar o lendário capitão Carlos Lamarca. E, engajado na luta armada, ele se torna um dos mais ativos combatentes urbanos da época.

Em seu vasto currículo de ações estão, ataques a bancos, invasões de pedreiras, um atentado a bomba contra o Quartel General do 2º Exército do bairro paulistano do Ibirapuera, a invasão do Hospital Militar do Cambuci e a execução, a tiros, do capitão norte-americano Charles Rodney Chandler.

Capturado no início de 69, Pedro será barbaramente torturado e terá de cumprir ano e meio de cadeia até ser banido do país durante o sequestro dum embaixador alemão. Depois de passar por Argélia, Cuba, Chile e Argentina, ele viverá, por oito anos, na Alemanha Oriental, atrás do que o Ocidente costumava chamar de A Cortina de Ferro.

Com a anistia, o ex-guerrilheiro volta ao Brasil onde é reintegrado aos quadros da Polícia Militar como se sua vida encerrasse um caprichoso ciclo. Hoje um pacato capitão PM aposentado, ele se diz orgulhoso por receber o reconhecimento público pelo seu envolvimento na luta travada contra os militares que se apoderaram do poder no Brasil pela força das armas.

A cerimônia que tornará Pedro Lobo um cidadão joseense será na próxima sexta-feira, dia 20 de abril, às 20 horas, no Auditório Mário Covas, na rua Desembargador Murilo Pinto, 33, Vila Santa Lusia, São José dos Campos.

Conheça um pouco mais da fascinante história dum brasileiro de vida ímpar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!