Planejamento Coletivo: um processo na construção do poder popular



Nos dias 23 a 25 de março de 2012, a RECID - MT realizou o Encontro Intermunicipal de Planejamento com o Tema: Construindo Projeto Popular em Dialogo com a Diversidade de Experiências e Estratégia Politica da RECID". Foi um momento muito rico de construção pois contou com pessoas de todos os núcleos da Rede e de vários municípios do Estado onde a Rede vem desenvolvendo trabalho de base, além disso participaram dos diversos Movimentos Sociais rurais e urbanos que tem ajudado construir a RECID.

O momento foi muito rico de troca de experiência, estudo e que encerrou com o planejamento dos núcleos para o ano de 2012, construído de forma bastante dialogada e participativa. Tendo por principio os ensinamento de Freire, como exposto na citação abaixo: “A conscientização não pode existir fora da ‘práxis’, ou melhor, sem o ato ação-reflexão. Esta unidade dialética constitui, de maneira permanente, o modo de ser ou de transformar o mundo que caracteriza os homens” (Freire, 1980) e pensando a formação humana a parte da ideia de Gramsci:

“Criar uma nova cultura não significa apenas fazer individualmente descobertas ‘originais’; significa também e sobretudo difundir criticamente verdades já descobertas, ‘socializá-las’, por assim dizer, transformá-las, portanto, em base de ações vitais, em elemento de coordenação e de ordem intelectual e moral.

O fato de que uma multidão de homens seja conduzido a pensar, coerentemente e de maneira unitária, a realidade presente é um fato ‘filosófico’ bem mais importante e ‘original’ do que a descoberta, por parte de um ‘gênio’ filosófico, de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos de intelectuais.” (Gramsci, 1891-1937), Fizemos muitas descobertas mas também anunciamos as possibilidades de sonhos e realizações.



Com Informações do Recid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!