PCdoB debate produção, criação e democratização da cultura




Acontece na próxima sexta-feira (1º/6), no Club Homes, em São Paulo, o Encontro Nacional de Cultura do PCdoB. O evento é resultado de um processo iniciado há oito anos — ainda durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao longo deste período, o Partido promoveu cinco seminários sobre diversos aspectos teóricos e programáticos que englobam a temática cultural brasileira.

Segundo o coordenador nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, o encontro tem um aspecto diferente dos seminários, pois será deliberativo. A intenção é ir além do debate de ideias e definir um plano de ação que sirva para as plataformas eleitorais deste ano e balize a ação dos comunistas nesse terreno. Para Javier Alfaya, a ideia é abarcar diversas esferas tanto no âmbito da produção cultural, o universo da criação, quanto na democratização do consumo de cultura.

Ele lembra que o direito à cultura é negado por um sistema de dominação midiático viciado e manipulador. E ressaltou também o aspecto econômico da cultura que, segundo estimativas, gira em torno de 8% do Produto Interno Bruto (PIB). É um setor com peso na economia, enfatizou. Javier afirma ainda que outro ponto importante no debate é a produção de equipamentos, a cadeia industrial do setor. Ele ressalta que nesse ramo o Brasil é um país dependente das grandes indústrias estrangeiros. Para ele, o encontro deverá debater esse aspecto da produção cultural.

Ainda de acordo com o coordenador nacional de Cultura do Partido, no conjunto, a cultura é um tema de grande relevância para o país e vem sendo tratado. Para ele, o PCdoB deve ter uma presença mais efetiva no processo cultural brasileiro. Lembrou que, ao longo da história, os comunistas sempre contaram em seu meio com destacadas personalidades do mundo cultural. Citou Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Vilanova Artigas, Carlos Drummond de Andrade, Cândido Portinari, dentre tantos outros defenderam ao a paz, a democracia e o progresso social.

Segundo Alfaya, atualmente o PCdoB alcançou grande prestígio nos meios culturais através da atuação parlamentar, por exemplo, das deputadas Jandira Feghali (Rio de Janeiro), Manuela d’Ávila (Rio Grande do Sul), Perpétua Almeida (Acre) e Leci Brandão (São Paulo). Ele pondera apenas que as iniciativas dos comunistas têm sido dispersas. Alfaya reforça que o encontro terá a finalidade de começar a sistematizar essas experiências e produzir conteúdo para a reflexão dos comunistas. Para essa finalidade foram convidados nomes de peso na cultura nacional.

Veja toda a programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!