Altaneira – CE: Sedentarismo - a doença do novo milênio

AQUECIMENTO DA GALERA ANTES DA ESCALADA (FOTO - HELOISA BITU)



A grande evolução tecnológica surge com a finalidade de facilitar o cotidiano da nação mundial e com isso aparece uma nova doença: o sedentarismo. A facilidade com que se realizam as tarefas diárias faz surgir também a lei do menor esforço.

O sedentarismo vem sendo considerado a doença do novo milênio e que é definida como a falta ou a grande diminuição da atividade física e, esta por sua vez, está relacionada com o estilo de vida do indivíduo, tendo como conseqüência uma regressão dos sistemas funcionais, ou seja, no caso dos músculos esqueléticos uma atrofia nas fibras musculares, perda parcial da flexibilidade articular e também um comprometimento de alguns órgãos vitais.

Entre as principais doenças relacionadas ao sedentarismo estão: a hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitos, ansiedade, infarto do miocárdio e grandes possibilidades de morte súbita.

O sedentarismo Pode custar muito caro aos cofres públicos do Brasil e, em especial, do Estado e do nosso município. Mais caro ainda, pode ser para os que estão nessa situação de fracasso físico e mental (sedentarismo). Ainda asssim, resta-nos afirmar que os gastos com internações por doenças cardiovasculares respondem, não sem razão, por 85% do custo do sedentarismo.

Com o combate ao sedentarismo a população teria inúmeros benefícios para a saúde e sua cidade, pois o dinheiro gasto com as despesas hospitalares poderiam estar sendo investidas em áreas diversas.

Um exemplo prático disso foi a “Trilha Ecológica” realizada no último final de semana para o distrito do São Romão. Uma caminhada que além de permitir que se divulgue o potencial turístico de Altaneira e o conhecimento das áreas naturais, vem de encontro ainda ao melhorando da qualidade de vida dos participantes, pois é possível obter melhoras na saúde com um mínimo de 30 minutos de atividade física diárias ou também com um dispêndio calórico semanal acima de 2.200 kcal.

Atualmente tornou-se muito difícil ser uma pessoa ativa, mas não impossível. As alternativas para a prática das atividades físicas muitas vezes passam por despercebido ao alcance dos cidadãos. Sugere-se, então, algumas atividades, para que aumente o gasto calórico semanal simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna.

Subir 2 ou 3 ruas das escolas ao chegar em casa ou no trabalho, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, umas caminhadas diárias durante meia hora, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.

Via de regra, principalmente em Altaneira, onde temos muitas pessoas da terceira idade, não se pode praticar exercício de toda forma ou de qualquer jeito.  Para iniciar a prática da atividade física esta deve proporcionar em primeiro lugar prazer ao praticante.No caso de indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, coronariopatias, doenças vasculares etc, tanto a liberação quanto a prescrição dos exercícios devem partir do clínico, para o tratamento adequado. Caso ocorra algum tipo de desconforto durante ou após a atividade física ou exercício físico, o mesmo deverá ser avaliado por um profissional da especialidade.

Com a prática de um programa de atividade física planejado por um professor de Educação Física é possível: uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; redução da obesidade; da ocorrência de diabetes mellitus, de hipertensão arterial, redução da ocorrência de dislepdemias e redução do Stress, aumento da massa muscular e da força muscular, entre outras.

Portanto, fica evidenciado que a inatividade física (sedentarismo) está associada ao aparecimento de enfermidades prejudicando toda uma população, então não cabe mais ficar sentado em um sofá esperando a doença chegar, sendo que existem inúmeros meios para que se possam mudar alguns hábitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!