Eleições 2012: Prazo limite para os registros de candidaturas



Os partidos políticos e as coligações têm o prazo improrrogável de até às 19 horas do dia 05 de julho do ano em que se realizará a eleição, para formalizarem a solicitação de registro da candidatura de seus filiados.

Todavia, havendo algum problema que os impossibilite de efetivar o pedido de registro da candidatura de seus filiados até o prazo previsto pela legislação, há uma pequena exceção a esta regra que poderá solucionar questões deste tipo, evitando um prejuízo maior.

É que nossa legislação eleitoral prevê a possibilidade de próprios candidatos formalizarem o pedido de registro de suas candidaturas pessoalmente, que neste caso, terão o prazo dilatado por mais 48 horas.

Assim, para estes candidatos, o prazo para formalizarem pessoalmente o pedido de registro de suas candidaturas será até as 19 horas do dia 07 de julho do respectivo ano em que se realizará a eleição.

Todavia, a não ser por esta pequena exceção legal, o prazo supramencionados, não comportam qualquer outra prorrogação.

Na realidade, todo o procedimento de registro de candidatura é realizado pelo partido político, pelo que a efetiva utilização deste procedimento raramente deve ocorrer. Todavia, é imprecindível que os candidatos conheçam esta "brecha" na Lei, que dependendo do caso, poderá salvar uma candidatura.



Veja Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!