Eleições em Altaneira: Quem será o oitavo prefeito?

PREFEITURA - IMAGEM RETIRADA DO BLOG DE ALTANEIRA
Por José Nicolau

Altaneira, município localizado na região do cariri, com 6.856 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE (2010), foi emancipado politicamente em 18 de dezembro de 1958. De lá para cá, já tivemos sete gestores.

Como marco maior de sua recente história politica, 53 anos, um gestor cassado (Antonio Dorival de Oliveira - PSDB) em 2011. Em menos de um ano, o município teve dois prefeitos, decorrentes, inclusive, dessa situação, a saber: Raimundo Rodrigues da Mota (Raimundim), presidente do Legislativo, na época com mandato pelo PSDB, mas do grupo oposicionista aquela Administração, hoje candidato a reeleição ao parlamento pelo Partido Republicano Brasileiro e, Joaquim soares Neto, vulgo Delvamberto (PSB).

Em virtude disso, em 2011 tivemos uma eleição atípica, a suplementar, onde Delvamberto derrotou sua oponente, a Dr. Andreia (DEM). Aqui, mais um ponto para os registros históricos do Município. Pela primeira vez, um candidato conseguiu vencer com a maior diferença de votos, a saber: novecentos e três (903).

Há exatos um ano depois, outubro próximo, os munícipes irão as urnas para escolher quem será o oitavo prefeito desse espaço social, marcado, desde sua emancipação, pela polarização dos grupos na disputa pelo poder político partidário.

Já governaram esse município Francisco Fenelon Pereira (Chico Fenelon), José Rufino de Oliveira, ambos por duas vezes, João Ivan Alcântara, por mais de duas e, Euclides Nogueira Santana (Seu Quido,), Francisco Bisbo de Assis, já falecidos, além de Ednaldo de Farias Souto (Mago) e Antonio Dorival de Oliveira. Esse último teve seu segundo mandato interrompido pela justiça, tendo sido completado por Raimundim e Delvamberto.

Na disputa desse ano, temos Delvamberto Soares (PSB) que tentará sua reeleição e, o Professor Joaquim Rufino (PTB).

Confira fotos dos prefeitos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!