DIAP divulga lista dos 100 parlamentares mais influentes de 2012

Luciana Santos, liderança em ascensão


Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, divulgado nesta quinta-feira (16), pelo Departamento Intersindical de Assessoria parlamentar (Diap), há 61 deputados e 39 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 28 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 16. O PCdoB tem cinco parlamentares entre os “Cabeças”, além de três “em ascensão”.
Relativamente o PCdoB está bem representado na lista; seus dois senadores (Inácio Arruda, do Ceará, e Vanessa Grazziotin, do Amazonas) figuram nela, além oito deputados federais, que constituem mais da metade da bancada comunista: Daniel Almeida e Alice Portugal, da Bahia; e Manuela D’ Ávila (RS), e três deputadas citadas como parlamantares em ascensão: a atual líder do Partido na Câmara, deputada Luciana Santos (PE) e as deputadas Jandira Feghali (RJ) e Jô Moraes (MG).

Além dos “Cabeças”, desde a sétima edição da série, o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar.

Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional. Nesta 19º Edição, 10 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Todos estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2011.

O Diap classifica os “100 Cabeças” em cinco categorias, de acordo com suas habilidades, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo. As categorias são debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião. As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

Participação Feminina

A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco senadoras e quatro deputadas).

São as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marta Suplicy (PT-SP) Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO) e Lúcia Vânia (PSDB-GO), e as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), Luiza Erundina (PSB-SP) e Rose de Freitas (PMDB-ES).

Confira a lista aqui

Com informações do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!