O insistente problema da seca no Brasil: Até quando?

ESTRADA ENTRE CARIRIAÇU E JUAZEITO. FOTO (OCÉLIO)



Quando se fala de Seca é comum se dizer que se trata de um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular, que acaba prejudicando o crescimento ou desenvolvimento das plantações agrícolas. Durante muito tempo e, ainda hoje há esse tipo de pensamento que, por si só não se sustenta mais.

Por diversos anos, principalmente no Estado do Ceará, uma das principais violências que a população sofreu (e ainda hoje sofre) foi com a seca.  Os governantes do período se apoiaram no discurso acima, ou seja, a seca como fenômeno natural, para utilizá-la como instrumento político e de controle social, sem pensar em formas que não fossem alienantes para diminuir e até, superar de fato, os problemas advindos da seca.

Menos comum é falar em seca mencionando que os problemas dela gerados são fundamentalmente uma das piores violências sofridas pela humanidade. Uma vez que só se resolve os diversos empecilhos da seca se a tratarmos como questão de vontade política. Essa afirmativa derruba facilmente aquelas mesmices de que o que caracteriza o nordeste é falta de água. Deve-se frisar que o nordeste é detentor do maior volume de água represado em regiões semi-áridas do mundo. São 37 bilhões de metro cúbicos, estocados em cerca de 70 mil represas. A água existe, todavia o que falta aos nordestinos é uma política coerente de distribuição desses volumes, para ao atendimento de suas necessidades básicas. Então, o que falta?

O Blog INFORMAÇÕES EM FOCO conversou a respeito do Assunto com o Professor da Universidade Regional do Cariri, Océlio Teixeira. Ele critica a falta de organização dos poderes púbicos. “Em pleno século XXI, o poder público no Brasil (municípios, estados e federação) não desenvolveu políticas sérias de combate à seca. Estamos vivenciando mais um período de estiagem que, segundo os especialistas, deve se prolongar. A vegetação secou, a terra está esturricada, muita gente já passa necessidade de água e alimentos.” “Até quando?”, indaga o professor.  Para ele, os problemas das secas não assustam mais. Elas se persistem e se renovam.


OCÉLIO TEIXEIRA - PROF. MESTRE DA URCA


Se os problemas das secas não nos assustam, devemos, por outro lado, estranhar  as atitudes dos governantes que também se renovam nesse sentido e assim, cobrar atitudes efetivas na superação desse entrave social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!