Análise criteriosa da novela que parou 99,99% dos brasileiros




Segundo a forbes “o sucesso de Avenida Brasil é tão grande que a novela já é notícia até mesmo lá fora.

Na última sexta-feira (19), a trama de João Emanuel Carneiro foi tema de uma reportagem do site da revista “Forbes”, que a classificou como a novela de maior sucesso da história do Brasil.

Segundo a publicação de economia, além dos altos números de audiência, Avenida Brasil também é um sucesso entre os anunciantes, que durante os sete meses de exibição da novela desembolsaram mais de US$ 1 bilhão para divulgar seus produtos, valor inédito para uma produção da Globo.”

Ainda tomando como pano de fundo a forbes a emissora chegou a faturar R$ 2 bilhões com a novela.

Para Bárbara Cotta (perfil do facebook - http://www.facebook.com/barbara.cotta), “Milhares de pessoas vão falar que o final da história é utópico, é ‘novela’. Mas a única coisa que, no meu entendimento, eu posso dizer é que jamais vi uma novela que abrangesse tantas áreas do conhecimento humano (psicologia, psiquiatria, sociologia, direito criminal, medicina etc) e todas as camadas da sociedade, do rico ao pobre, do indivíduo mais honesto ao mais desonesto (criminosos do colarinho branco) e bandidos que cometem crimes hediondos. Enfim, uma trama muito bem pensada e amarrada, merecedora de elogio pela capacidade de fazer um trabalho tão bem feito...”.

Diferente do que a colega acima destacou é preciso que se tenha um olhar mais aguçado para essas questões. Vale frisar que esse é o retrato fiel de como o brasileiro está acostumado a não pensar. Está apenas alimentando os que não mais necessitam de alimentação, está cobrindo e,ou, dando teto a quem já possui mansões, dentre outras atrocidades.  Esta emissora de televisão continua manipulando e alienando 99,99% dos brasileiros. Talvez há quem diga que as novelas são reflexos da vida real.  Ou talvez ainda, como o fez a Barbara, venha a afirmar a amplitude dessa telenovela. Que ela teve o seu lado psicológico, sociológico, direito criminal, etc, isso é inegável.

Porém, faz-se necessário que ao tecer esse tipo de comentário não caia no simplismo, no pragmatismo e, principalmente, na distorção da realidade e nas consequências que essa visão acarretará no seio social. Afinal de contas, já viram um lixão na realidade nua e crua onde os moradores não passam fome? Onde há enfeites para a realização de casamentos?

Essa realidade é a que todos os brasileiros almejariam. Em reportagem ontem (20) no Jornal Nacional, os repórteres afirmaram que o autor foi buscar inspiração em moradores de rua. Chegou a exibir uma entrevista com essa moradora. Para se entender o tamanho da alienação da própria moradora, que enquanto tal não reconhece a violência social que está sofrendo, economizou e comprou um a televisão para assistir o último capítulo da novela.

Ora, toda essa lucratividade da Globo vai ser revertida em benefício para os moradores que foram alvos de inspiração da trama? Claro que não? E as autoridades políticas vão investir naquela zona onde se encontram esses moradores? Ora, não sejamos tão ingênuos, não é mesmo?

São esses tipos de questões sociais que o povo brasileiro não está acostumado a discutir. Isso só reflete a falta de maturidade e de conscientização dos brasileiros. Devo lembrar que o Brasil está passando por um momento impar na sua história que é, não sem razão, o julgamento do mensalão. A grande mídia silencia e, quando não a faz, mascara a realidade. O povo brasileiro não curte, não comenta e não publica nada a respeito, com raras exceções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!