Análise dos resultados das eleições em Altaneira: Novos e reeleitos para o legislativo

ELEITOS PARA O MANDADO 2013/2016


A população de Altaneira colocou no último dia 07 (sete) do mês corrente cinco caras novas para compor a Câmara Municipal.

Para um desavisado ou que não demonstra tanto conhecimento assim da política local dá a entender que os eleitores demonstraram um grande desejo de renovar o legislativo, o que não deixa de ter um fundo de verdade nisso. Toda via, é preciso frisar que dos atuais nove vereadores, dois não resolveram disputar mais um mandato e outro, apesar de ter lançado seu nome no processo eleitoral não se configurou como um real candidato, haja vista que o mesmo abdicou da reeleição em prol da esposa.

Os vereadores Zé Fernandes (PSDB) que ora faz parte do grupo oposicionista a Administração e Devaldo Nogueira (PSB) da base aliada ao governo municipal optaram por não concorrer a um novo mandato. Já o Presidente da casa, Raimundinho da Mota (PRB) lançou seu nome, mas na campanha pediu votos para sua companheira, Alice Gonsalves (PSB).

Seis vereadores buscavam renovar seus mandatos. Três pela situação e três pela oposição. No primeiro caso veio Lélia de Oliveira, Flávio Correia e Deza Soares, todos do PCdoB. No segundo, Professor Adeilton (PP), Genival Ponciano (PTB) e Antonio Henrique (PV). Apenas Flávio Correia e Antonio Henrique não conseguiram a renovação.

Por esses dados à renovação no legislativo não foi tão expressiva como aparenta ser, já que cinco novos nomes irão formar o corpo legislativo. Entrarão cinco, mas sairão apenas três. Não se pretende afirmar com isso que se os dois vereadores que não buscaram renovar os mandatos, se os tivesse teriam conseguido. No entanto, a entrada dos mesmos na disputa poderia reduzir ainda mais a renovação ou ter dado a esta a consolidação.

Sendo mais específico, pode-se afirmar que mesmo com os cinco novos edis o cenário na Câmara não mudará muito, ou quase nada. Atualmente a situação conta com maioria na casa. Em janeiro de 2013, a administração do prefeito reeleito Delvamberto Sores (PSB) continuará com total apoio da maioria. Por sua vez, o grupo oposicionista continuará com quatro vereadores.

Em análise por partido, o PCdoB irá ter o número reduzido de três para apenas dois parlamentares. O PSB continuará com um representante, mesmo número do PSDB, PP, PTB, assim como do novato (no município) PSL. Em franca ascensão aparece o PRB que terá dois representantes.

O portal de comunicação INFORMAÇÕES EMFOCO procurou algumas pessoas para falar sobre essa nova configuração que se desenhará a partir de janeiro ou ainda para saber o que eles esperam dos atuais e dos novos vereadores. O sentimento de todos eles é que o legislativo seja mais forte e atuante. Que cada um possa assumir uma postura séria, autônoma e coerente, independentemente de está ligado a situação ou a oposição.  Que as discussões travadas na casa estejam mais em consonância com os interesses populares.

Confira o quadro dos eleitos clicando aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!