Câmara de Altaneira terá nova configuração: Serão cinco novatos

PLENÁRIO - FOTO DE ARQUIVO


A população de Altaneira conheceu na noite do último domingo, sete (07), os novos nomes que irão compor o Poder Legislativo Municipal.

Eram dezoito nomes disputando nove vagas. Desde número, a situação formada pela coligação Altaneira de Todos apresentava dez candidatos, enquanto que a oposição composta pela coligação Melhor para Todos disponibilizou oito nomes.

Dos atuais nove assentos na Câmara a administração possui cinco vereadores que lhe dão sustentáculo. Desse número quatro foram para a reeleição. Apenas o Vereador Devaldo Nogueira optou não disputar um novo mandato. Fato semelhante ocorreu como os parlamentares que fazem oposição a gestão do prefeito reeleito Delvamberto Soares (PSB). Uma vez que Zé Fernandes (PSDB) também preferiu não se lançar a uma nova legislatura.

Disputavam pela coligação Altaneira de Todos os atuais Vereadores Deza Sores, Lélia de Oliveira, Flávio Correia, todos do PCdoB, além de Raimundinho da Mota (PRB), atual presidente do legislativo. Concorria pela primeira vez pela PRB o Jovem Edezyo Jalled, o Ex – secretário de Infraestrutura, Antonio Leite e, Antonio Nevoeiro. O PCdoB apresentava a Professora Francisca Maurício e o PSB veio com duas Ex – primeira dama, Alice Gonçalves e Robercivânia.

Do lado oposicionista era novata na disputa a professora Zuleide e Celiete, ambas do PSDB, assim como o professor Gilson (PSL), Francisco Ponciano (PV), além de Fátima Teixeira que tentava retornar a casa legislativa pela PTB. Buscavam reeleição o Professor Adeilton (PP), Genival Ponciano (PTB) e Antonio Henrique (PV).

Vale frisar que apenas os vereadores Flávio Correia, Raimundinho da Mota e Antonio Henrique não conseguiram renovar seus mandatos. Dessa forma, a Câmara terá a partir de janeiro de 2012 cinco novatos, são eles: o Professor Gilson (PSL) e a Professora Zuleide (PSDB), esses fazendo parte da base oposicionista ao governo municipal. Os que fazem parte da base aliada ao prefeito são o Jovem Edezyo, Antonio Leite, esses do PRB e Alice (PSB).

Em análise bem simplista dos resultados, pode-se observar que mudou a configuração nominal, mas permanecerá o mesmo cenário, uma vez ambas as partes (Situação x Oposição) terá a mesma quantidade de vereadores que o momento apresenta cinco e quatro, respetivamente.

Dessa forma resta apenas acompanhar como os cinco novos vereadores em conjunto com os que já possuem assento e renovaram seus mandatos irão se comportar a partir de janeiro.

O Professor Adeilton consegue pela segunda vez seguida ser o vereador mais bem votado. Destaque ainda para o comunista Deza Soares que mesmo disputando o quarto mandato conseguiu ser o segundo mais bem colocado.

Confira os eleitos e a quantidade de votos obtidos segundo os dados do TRE/CE:

1º. Professor Adeilton (PP) – 587 ou 12, 59%
2º. Deza Soares (PCdoB) – 424 ou 9,09%
3º. Alice (PSB) – 411 ou 8,82%
4º. Antonio Leite (PRB) – 404 ou 8,67%
5º. Edezyo (PRB) – 346 ou 7,42%
6º. Genival (PTB) – 316 ou 6,78%
7º. Lélia (PCdoB) – 306 ou 6,56%
8º. Zuleide (PSDB) – 295 ou 6,33%
9º. Professor Gilson (PSL) – 287 ou 6,16%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!