O sagrado e profano se misturam nos festejos a padroeira de Altaneira

MOMENTO DA DERRUBADA DO PAU DA BANDEIRA NO SÍTIO URUBU
FOTO (HUMBERTO)


O Município de Altaneira, localizado na microrregião serrana de Caririaçu e na Região do Cariri possui, segundo os últimos dados do censo em 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, uma população equivalente a 6. 821 habitantes e veio a ganhar autonomia política e administrativamente no dia 18 de dezembro de 1958 segundo a historiografia contada pelas elites da época e ainda hoje reinante.

Diante disso o Governo Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo realizam todos os anos um evento que combina sagrado com o profano a começar da própria denominação do mesmo. Para a população como um todo recebe o nome de FESTA DE OUTUBRO. Já para os do gueto religioso o intitula de  FETA DE SANTA TEREZA D’ÁVILA.  

Tradicionalmente as festividades tem início em 06 (seis) e tem finalidade em 15 (quinze) do corrente. Toda via, em virtude das eleições municipais, onde o processo de votação se deu no dia 07 (sete), o festejo está programado para ter início hoje à noite (12) com novenas e shows de bandas, vindo a ter desfecho no próximo dia 20 (vinte).

Hoje a tarde ocorre a tradicional busca, levantamento e fixação do pau da bandeira em frente à Igreja Matrix. No ensejo, diversas pessoas, religiosas e praticantes do catolicismo ou não se reúnem para tal propósito.

Fique por dentro dos shows que ocorre durante esses oito dias de programação:
12/10 - Moleca 100 Vergonha e Fabio Carneirinho;
13/10 - Seresta Baile com o Fenômeno Dedé Moral;
14/10 - Caninana do Forró e Cícero Bodim
15/10 - ARTISTAS DA TERRA;
16/10 - Zezo e Banda, Maurício Patrocínio e Forró Dakele Jeito;
17/10 - SHOW DAS CRIANÇAS;
18/10 - Fran & Félix e Solteirões do Forró;
19/10 - Noite da Jovem Guarda - TREPIDANT'S e Banda Arquivo Revivendo os anos 60;
20/10 - Forro Bota Pra Moer & João Bandeira Jr. - Ytalo e Maciel e Forró Boca a Boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!