Universidades terão que se adaptar a novo sistema de cotas ainda em 2012

UFC - CAMPUS SOBRAL (CE)


Ao todo, 50% das vagas serão reservadas para quem cursar todo o ensino médio em escolas públicas. E pelo menos 12,5% já nesse vestibular.

No Brasil, mudança na seleção dos candidatos para as universidades federais e instituições de ensino técnico. O sistema de cotas será aplicado de forma gradual. Mas o Ministério da Educação quer primeiro melhorar a qualidade do ensino.

Para isso, o ministério vai oferecer cursos para os alunos que entrarem nas universidades federais pela lei de cotas. A ideia é dar um reforço e eliminar eventuais pontos fracos na formação desses estudantes.

As universidades e instituições federais de todo o país terão que reservar 50% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.
Desse total, metade será para alunos com renda mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. A outra metade para alunos com renda familiar maior.

De cada um desses grupos, será separado um percentual de vagas para negros, pardos e índios, obedecendo a proporção dessas populações em cada estado, de acordo com o IBGE.

A política vai valer por dez anos. As universidades e as instituições federais de ensino terão quatro anos para aplicar gradualmente a lei. Mas já para os vestibulares deste fim de ano, elas terão de reservar, pelo menos, 12,5% das vagas para o ingresso de alunos pelo novo sistema de cotas.

Mesmo quem já tem um sistema de cotas, como a Universidade de Brasília, vai ter de cumprir a lei. Ao todo, 19 universidades terão de refazer o edital. A UNB já mudou a data do próximo vestibular, vai publicar um novo edital para se adaptar às novas regras. E decidiu que vai aplicar o percentual mínimo exigido pelo governo.

“A gente tem que se preocupar com a permanência desses alunos, a gente trabalhar de forma gradativa eu acho que a instituição acaba tendo mais poder para garantir a permanência desses alunos que vêm de escola pública”, afirma José Américo Garcia, decano de graduação da UNB.

O ministro da Educação disse que, além de corrigir distorções, o sistema de cotas deve melhorar a qualidade do Ensino Médio. “A política é temporária para diminuir a desigualdade social, para diminuir as desigualdades raciais no Brasil, para estimular os alunos da escola pública para que a gente trabalhe com mais intensidade, especialmente em parceria com os governos de estado, que são grandes responsáveis pelo Ensino Médio. Para melhorar a qualidade e garantir que daqui a dez anos a gente não precise mais de nenhuma política de cotas”, diz Aloísio Mercadante.

O ministro disse ainda que o Ministério da Educação terá uma série de reuniões com os reitores para ajudar na implementação dessas novas regras, que incluem ainda o reforço escolar para equiparar o nível de conhecimento de todos os alunos.


Fonte: Café História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!