Livro aborda o episódio da Guerrilha do Araguaia





Um dos episódios mais obscuros períodos da história brasileira, a Guerrilha do Araguaia é tema de livro Guerrilha do Araguaia – A Esquerda em Armas, do historiador e professor da Universidade Federal de Goiás Romualdo Pessoa Campos Filho. Publicado pela editora Anita Garibaldi, a obra já pode ser encontrada na sede do PCdoB-RS.

O livro foi escrito há 17 anos pelo professor, um dos primeiros pesquisadores do conflito. Com o esgotamento da primeira edição e da segunda reimpressão deste livro, e diante de novas informações surgidas, que fazem da Guerrilha uma notícia importante para jornais e revistas brasileiras, o professor optou por criar uma nova edição, revista e atualizada.

Sob a ditadura militar implantada em 1964, diversas organizações e partidos de esquerda buscavam maneiras de resistir à violência do regime. A perseguição nas cidades e a necessidade de se arregimentar um contingente disposto a lutar pela democracia e pela igualdade levaram dezenas de militantes do PCdoB às matas da região do Araguaia. Nascia assim, no começo dos anos 1970, a principal resistência guerrilheira ao autoritarismo, somente derrotado depois de as Forças Armadas deslocarem para a selva o seu maior efetivo desde a Segunda Guerra Mundial.

Em Guerrilha do Araguaia – A Esquerda em Armas, Campos Filho resgata o episódio do conflito, privilegiando as vozes daqueles que por muitos anos viveram sob a lei do silêncio: os camponeses do Araguaia. Num relato comovente e, ao mesmo tempo, historicamente rigoroso, o autor revela um importante capítulo da recente história brasileira que muitos ainda tentam esconder.

O Autor
ROMUALDO PESSOA CAMPOS FILHO nasceu em Alagoinhas, estado da Bahia, no dia 7 de fevereiro de 1957. Formou-se em História pela Universidade Federal de Goiás, após uma ativa passagem pelo movimento estudantil, tendo sido diretor da UNE entre os anos de 1984 e 1986. Lecionou na Faculdade de Araguaína no Tocantins, e, em 1995, concluiu o mestrado em História das Sociedades Agrárias, na Universidade Federal de Goiás. Foi presidente da Associação dos Docentes da UFG e secretário regional da SBPC-GO. Atualmente, é professor de Geopolítica no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG e membro da Comissão de Altos Estudos do Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), vinculada ao Arquivo Nacional.







Com informações do Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!