A religião e a corrupção




MAÇàPODRE - SÍMBOLO DA RELIGIÃO

A pesquisa divulgada pela Transparência Internacional não surpreende a mais ninguém, exceto os querem ser enganados. Os dados apontam que o nível de percepção da corrupção em todo o mundo diz respeito às instituições religiosas. Em 2004, 28% dos entrevistados disse achar que a corrupção afetava as instituições religiosas. Dois anos atrás, o número subiu para 58%.

Para Alejandro Salas, diretor da Transparência Brasil nas Américas, o resultado “está aberto a interpretações”. “Eu penso que os escândalos que atingiram a religião, especialmente a Igreja Católica nos últimos anos, por exemplo, os abusos de menores por parte de membros da Igreja, o que não é a corrupção como conhecemos, digo em relação a subornos, mas diz respeito a uma má conduta”, disse Salas.

Segundo o diretor, a pesquisa não aborda os motivos que levam as pessoas a ter uma determinada opinião, mas ele acredita que outro fator importante para esse aumento é a associação, considerada por ele equivocada, de religião e terrorismo. “Provavelmente também, apesar de não ter elementos científicos, acredito que os acontecimentos envolvendo o Islã também estão relacionados a esse aumento”, afirmou Salas.

Toda via, é preciso dizer que essa associação não está nem um pouco equivocada, pois desde o despontar do cristianismo no século I, na palestina, originando, as diversas religiões, os termos terrorismo, imposição, mortes, foram e ainda o são, embora com novas vestimentas, marcas profundas das religiosidades.

Na pesquisa geral divulgada, 50% dos entrevistados afirmaram que associam a corrupção à religião. No Brasil, a religião é a penúltima instituição à qual os brasileiros associam a corrupção. De 1 a 5, considerando 5 o nível máximo de corrupção, a nota dada às instituições religiosas foi 2,5, atrás apenas do Exército, com 2,4.

Os brasileiros estão demonstrando que não conhecem de forma efetiva, os espaços de corrupção, ou ao menos, não estão sabendo avaliar que atos se confiram como corrupção. Afinal de contas, o simples ato de enriquecer a custa dos dízimos dos fieis já é, sem dúvida nenhuma, um dos piores atos cometidos contra os a massa que ocupa semanalmente os templos religiosos.

Os espaços religiosos, ao lado do ambiente político partidário, são, não sem razão, os locais onde ocorrem cotidianamente os piores atos de corrupção.

Um comentário:

  1. Não se pode confundir adeptos de igrejas com as pessoas que tem fé em instituições religiosas. Infelizmente a corrpção não deveria vir de instituições que pregam o nome de Jesus de forma a converter fiéis relacionando os mesmos a corrupção que se refere a notícia e o assunto em questão.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!