Altaneira e os seus 54 anos de emancipação política: Conheça um pouco dessa historiografia


VISTA PARCIAL DO MUNICÍPIO
DE ALTANEIRA
O Município de Altaneira, localizado na microrregião serrana de Caririaçu e na Região do Cariri possui, segundo os últimos levantamentos do censo que se processou em 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, uma população equivalente a 6. 821 habitantes e veio a ganhar autonomia política e administrativa no dia 18 de dezembro de 1958 segundo a historiografia contada pelas elites da época e ainda hoje reinante.

De acordo com as explicações dessas elites político-econômica e de alguns populares mais velhos a formação desse espaço social que posteriormente veio a ser denominado Altaneira teve início nos anos finais do século XIX. Os primeiros habitantes começaram a ocupar a área em 1870. Com a fixação e organização desses povos formou-se um povoado que levou o nome de Santa Tereza que, posteriormente foi concebida como a padroeira do município. Segundo as mesmas fontes, as primeiras famílias a se estabelecerem na localidade tinham como chefes João Bezerra, Manoel Bezerra, Joaquim de Almeida Braga, José Almeida Braga, além de José Braz, Firmino Ferreira Lima e João Correia de Araújo. O que permite perceber laços familiares nos moldes patriarcal.

Antes de se tornar independente politicamente o povoado da vila Santa Tereza foi subordinado aos municípios de Quixará (hoje Farias Brito) e Assaré.  A historiografia local, seja por intermédio de fontes orais ou escrita são muito poucas e até ineficiente para se ter um relato mais preciso e as que estão a disposição acabam não revelando  uma luta pela independência fervorosa e ou, com grandes conflitos armados.  O que leva a perceber a necessidade de um estudo mais aprofundado para se analisar a historiografia local.

Levando em consideração os relatos até então criados e sustentados, pode-se afirmar que o povoado foi elevado a categoria de distrito pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, sendo pertencente ao município de Quixará.  Já a lei estadual nº 2194, de 15-12-1953, o distrito de Altaneira passou a fazer parte do município de Assaré. Toda via, o ponto auge é atingido somente em dezembro de 1958 quando, de fato, o distrito passa a se tornar município de Altaneira. O Padre David Augusto Moreira é tido como o responsável pela denominação do Município. Ainda no que toca ao processo de autonomia política, vale dizer que ocorreu em virtude do Projeto de Lei nº. 299/58, cujo o autor foi o Dep. Cincinato Furtado Leite, nome que, inclusive foi dado ao plenário da Câmara.

AS ÁRVORES QUE CERCAVAM A CAPELA DERAM LUGAR
A PRAÇA E AO CALÇADÃO ONDE OCORREM
OS FESTEJOS DESTINADOS A PADROEIRA
FOTO (RAIMUNDO SOARES  FILHO)
Segundo as informações de populares mais antigos e de algumas fontes escritas a religiosidade é uma conotação ávida e se faz presente com vigor ainda hoje. Nas primeiras décadas do século passado foram dados os primeiros passos para a construção de uma capela no distrito. Ainda aqui, a primeira missa campa se deu em 1937 sob a organização do Padre Agamenon Coelho.

Durante mais de meio século de história Altaneira já passou por grandes acontecimentos, a maioria deles ligadas a política partidária. Entre o final de 2010 e início de 2011 o município passou pelo momento mais conturbado e complicado da sua curta história. Antonio Dorival de Oliveira, prefeito no período, foi cassado por abuso de poder político (acusado de distribuir vales de combustível durante o processo eleitoral de 2008 com dinheiro público).  Em virtude disso, em um período de um ano os munícipes foram as urnas duas vezes, uma em 2011, na eleição suplementar e, outra em outubro do corrente ano, onde mais uma vez os eleitores foram as urnas para eleger seu novo gestor.

ATLETAS EM CONCENTRAÇÃO PARA AS
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
FOTO ( JOÃO ALVES)
Ressalte-se aqui que todos os anos há as comemorações alusivas à emancipação política.  Este ano, a exemplo dos anteriores foram realizadas as tradicionais corridas divididas nas modalidades dos 100 e 200m (velocidade) bem como também no quesito resistência. Ambas com participação dos municípios vizinhos.  

A grande novidade este ano é a ausência dos festejos em comemoração aos 54 anos de autonomia política com a participação de bandas de forró em virtude da crise financeira que atinge a maioria das cidades brasileiras, em particular do Estado do Ceará, no qual Altaneira está inclusa.  

Ano passado o evento contou com uma ampla programação envolvendo competições esportivas e shows em praça pública, tendo iniciado no dia 15 (quinze) e se estendendendo até o dia 18 (dezoito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!