Juventude tem novo encontro para definir agenda de luta para 2013




PILARES DA LUTA DA
JUVENTUDE

Integrantes de diversos movimentos de juventude se reuniram na sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em São Paulo, para discutir e fechar um calendário de mobilizações, dentro da tradicional Jornada de Lutas da UNE, que será realizada em março de 2013.

Entre os presentes estavam o presidente da UNE, Daniel Iliescu; representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), do Coletivo de Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e do Levante Popular da Juventude.

Na reunião foram discutidas as pautas que nortearão a Jornada de Lutas do próximo ano. Temas como reforma política, a violência contra a juventude, educação com foco no financiamento estudantil e a democratização dos meios de comunicação foram considerados bandeiras de luta primordiais.

‘’A UNE aposta na unidade dos movimentos sociais para lutar pelos direitos do povo brasileiro, e durante a próxima Jornada de Lutas não será diferente’’, afirmou Daniel Iliescu. “Em 2013, vamos de novo pintar os nossos sonhos e escrever mais uma importante página na história do poder jovem brasileiro”, completou.

O aproveitamento de espaços de mobilização para angariar esforços também foi bastante discutido. Em janeiro, durante o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) e 8ª Bienal da UNE, novos encontros serão realizados para que os preparativos sejam iniciados.

‘’O Coneb, para nossa satisfação, teve recorde histórico com mais de 3500 centros acadêmicos credenciados. É um impulso muito grande do movimento estudantil’’, afirmou Iliescu.

No dia 8 de janeiro, uma nova reunião será realizada para definição de datas e locais.

‘’O próximo ano será de muita luta porque a juventude urge mudanças no Brasil’’, afirmou o representante do coletivo de juventude do MST, Raul Amorim.

A Jornada Nacional de Lutas

A Jornada Nacional de Lutas, organizada pela UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e ANPG, ocorre anualmente no mês de março, em homenagem ao estudante secundarista Edson Luis. Paraense radicado no Rio de Janeiro, Edson foi morto pela ditadura militar com um tiro no peito dia 28 de março de 1968 quando protestava no restaurante universitário Calabouço contra o aumento no preço da refeição. Todos os anos os estudantes promovem uma série de intervenções em diversas regiões do país para apresentar suas reivindicações e assim, dialogar com os setores da sociedade.



Créditos: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!