O livro do historiador cearense Ismael Pordeus é relançado amanhã em alusão ao seu centenário



HISTORIADOR CEARENSE ISMAEL PORDEUS
FOTO: REPRODUÇÃO

A criação de Brasília, a partir de 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek, não é o marco inicial de sua história. Prova disto está no livro "Raízes Históricas de Brasília - Datas e Documentos - 1ª parte", do historiador Ismael Pordeus, que fez um resgate documental da ideia de fundação de uma nova capital. A obra acaba de ganhar reedição fac-símile pelo Museu do Ceará, compondo a programação comemorativa dos 80 anos da instituição e marcando ainda o centenário do autor. Cearense de Quixeramobim, Ismael completaria um séculode vida no próximo dia 25 de dezembro. O lançamento será amanhã, a partir das 18 horas no próprio Museu do Ceará.

Natural de Quixeramobim, o historiador Ismael Pordeus estaria completando 100 anos no fim do mês. Seu acervo pessoal de manuscritos, fotografias e artigos publicados em jornais foi doado pela família ao Museu do Ceará.


"À época, o livro saiu em uma edição limitada e agora queremos fazê-la circular, para o publico conhecê-la melhor", reforça a diretora do museu, Cristina Holanda. A instituição é hoje a cuidadora do acervo pessoal de Ismael, incluindo manuscritos, fotografias e artigos de jornais. A pesquisa documental registra desde remotas menções à criação da nova capital datadas de 1789, às atas de reuniões dos constituintes da Primeira República, em 1891. "Reunimos, neste volume e em ordem cronológica, os principais documentos em que aparecem ou simplesmente afloram as sugestões sobre a mudança da Capital", precisa o historiador em seu texto de abertura.

A nova edição conta com artigo contextualizando a produção da obra assinado pelo filho do autor, o antropólogo Ismael Pordeus Jr. Ela será distribuída durante o coquetel de lançamento e ficará a disposição em bibliotecas e instituições públicas do Ceará.

LIVRO

Raízes Históricas de Brasília - Datas e Documentos

- 1ª parte
Ismael Pordeus
Museu do Ceará
2012, 160 páginas
Gratuito no lançamento

Mais informações:

Relançamento do livro "Raízes Históricas de Brasília", de Ismael Pordeus. Amanhã, às 18 horas, no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 - Centro) Contato: (85) 3101.2609



Créditos:  O Povo

2 comentários:

  1. Só vi agora! Tão importante! Vou ligar para o Museu do Ceará, quero adquirir o livro.

    ResponderExcluir
  2. Faz muito bem Lúcia. O livro é muito bom.

    Agradecido por visitar este portal e, claro por se tornar uma seguidora.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!