Ganhando com a dor e o sofrimento alheio




E o respeito ficou em que lugar mesmo?

O incêndio ocorrido na boate de Santa Maria (RS) foi, sem dúvida, uma das piores tragédias que abalou o Brasil e vem ganhando contornos dramáticos pela mídia golpista e sensacionalista.

De forma oficial, não foi apontado ainda os responsáveis pelo segundo maior incêndio do Brasil. Toda via, já veio a público diversos atos falhos e que só demonstra que os espaços públicos ainda não estão obedecendo ao mínimo de critério para seu bom funcionamento e se não bastasse isso, demostram ainda o desrespeito para com os contratos sociais, a saber: o número exagerado de pessoas na boate, alvará com validade vencida,  o não funcionamento dos extintores, funcionários despreparados que chegaram a barrar quem tentava se salvar; a falta de uma saída de emergência; a imprudência da banda ao acender um sinalizador, etc.

Nessa hora, não faltam culpados para o incêndio. O jogo do aponta já começou e, parece que está longe do fim. Seria dos integrantes da banda? Seria talvez do poder público que permite o funcionamento de um espaço sem está na legalidade? Mas o que seria legalidade nesse caso, ou melhor, quem está mais ilegal, os proprietários do espaço ou a administração pública? Afinal, ser conivente com o erro também é ilegal, imoral. Talvez da própria justiça que é falha, pois não opera como deveria, exigindo e fiscalizando as reais condições de funcionamento dos espaços?

Encontrar os culpados é o mínimo a ser feito. Puni-los ajuda as famílias a perceber que a justiça funciona, mesmo que com falhas e com demoras. 

A cobertura da mídia é importante, mas o sensacionalismo é grosseiro demais, pavoroso ao extremo e só faz alimentar uma dor que já irreparável. Essa mídia que se não bastasse o golpismo ainda se alimenta do sofrimento de diversas famílias para ganhar mais e mais com o sensacionalismo caro. Caro porque se aproveitam de tragédias como essa para se engrandecerem e faturarem com a dor dos familiares. O custo das audiências não pode jamais ser pago com o desespero, chateação, dor e sofrimento alheio.  Quando será que a grande mídia irá aprender que não se brinca quando o assunto é sério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!