Ministra da Cultura se posiciona sobre preservação do museu do índio




ALDEIA MARACANÃ

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, conversou com o governador em exercício do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, para manifestar a posição do Ministério da Cultura (MinC) a favor da preservação da Aldeia Maracanã, antigo Museu do Índio, prédio datado de 1862, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A ministra disse que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) já recomendou ao estado o tombamento do imóvel.

“O Brasil é um país que respeita e valoriza a diversidade. Cada vez mais isto é reconhecido no mundo. Esperamos que prevaleçam o interesse na preservação do patrimônio material e imaterial e a sensibilidade do governo do estado”, afirmou a ministra. No último dia 18, os índios receberam ordem de despejo com um prazo de até 10 dias para deixar o prédio histórico.

MARTA SUPLICY - MINISTRA DA CULTURA

O pronunciamento da ministra da Cultura chega num momento em que vários artistas de peso se manifestam a favor da preservação do local, ameaçado de demolição pelos governos do Estado e município, que pretendem construir um estacionamento para a Copa do Mundo de 2014.

Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Letícia Sabatella e Teresa Seiblitz também já declararam abertamente apoio à causa. Em artigo no O Globo, Caetano criticou a "vulgaridade que ronda a atual administração estadual". Já Chico Buarque atacou a decisão do poder público, que também atinge o Estádio Célio de Barros, o Parque Júlio Delamare e a Escola Municipal Friedenreich. Milton Nascimento afirma ser "totalmente contra" a ideia de demolir o prédio histórico para a construção de obras de mobilidade urbana visando a Copa. Segundo Milton, muito pouco se faz neste país para preservar a memória dos índios.

Informações complementares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!