Quando não se pode exigir do executivo e do legislativo as características de uma democracia saudável




Michel Temer

A aliança, os acordos, as artimanhas e os conchavos no ambiente político partidário sempre foi uma constante. É necessário, inclusive, para que se construa uma boa gestão, seja ela a nível federal, estadual ou municipal.  É tão necessário quanto à existência de uma oposição forte, atuante e coerente em suas críticas.

Henrique Alves

Toda via, quando a aliança extrapola os limites, os riscos de uma quebra na democracia são enormes.  


Há vários contornos que concorrem para colocar em xeque a saúde do sistema democrático. Citam-se como os mais comuns à inexistência de uma oposição ou quando esta está fragilizada, ou ainda quando critica apenas por que foram destituídos do poder e, claro, a hegemonia conquistada por um grupo político, por uma agremiação, principalmente por acordos políticos e, ou, através das velhas práticas políticas, a saber, o jogo dos favores, do “toma lá da cá”.  

Renan Calheiros


Essas práticas sempre foram utilizadas e continuam a ser por que os municípios, os estados e a união ainda não conseguem conviver com a política do diferente, dos posicionamentos diferentes e andam distribuindo cargos políticos em troca de administrações sem conflitos.  Foi assim no início da administração do governador do Ceará, Cid Gomes que, praticamente extinguiu a oposição. É assim com diversos municípios. 

Recentemente, a nível nacional, acompanhamos essa prática ganhar corpo, uma vez que o PMDB vem gradativamente conquistando todos os espaços de poder. Ele está presente no executivo, na pessoa do Michel Temer, vice-presidente e, está também no legislativo. Aqui aparecem Henrique Alves na Câmara e Renan Calheiros no Senado.


Vale lembrar que a principal função do legislativo é, não sem razão, legislar e fiscalizar de forma independente e a do executivo está a de buscar de forma efetiva ser provedor de ações sociais que levem em consideração o bem-estar e, que como resultado dessas práticas, ele venha a ser transparente e atuante.

É sabido que atingir essas características corroboram para manter a democracia acessa, levam a massa popular a depositar nesses poderes constituídos a esperança de um mundo melhor.

Toda via, nessa situação elencada acima essas características estão longe de serem atingidas. Percebe-se que a democracia está doente e nesse quesito, o remédio está sendo dado em uma dosagem acima do normal.

Artigos relacionados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!