Seduc de Altaneira realiza reunião para implantação do Programa Mais Educação





A Secretaria Municipal de Educação de Altaneira realizou reuniões com o propósito de implantar o programa mais educação.

Na tarde de ontem, 18, a Escola 18 de Dezembro foi palco dessa iniciativa e, na oportunidade estiveram presente o Secretário, Deza Soares, o professor coordenador do Mais Educação, Antonio Nonato, a coordenadora escolar Maria Luiza, além da diretora Valneir, ambas da referida instituição de ensino.

Com a mesma finalidade, desta vez com os pais dos alunos, a Escola Joaquim Rufino também foi palco do encontro na manha desta terça-feira, 19.

Vale destacar que o Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

De acordo com livro Programa Mais Educação Passo a Passo, a Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, estudantes e agentes culturais (monitores), observando-se a Lei nº 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário. Trata-se de uma dinâmica instituidora de relações de solidariedade e confiança para construir redes de aprendizagem, capazes de influenciar favoravelmente o desenvolvimento dos estudantes. Nessa nova dinâmica, reafirma-se a importância e o lugar dos professores e gestores das escolas públicas, o papel da escola, sobretudo porque se quer superar a frágil relação que hoje se estabelece entre a escola e a comunidade, expressa inclusive na conceituação de turno x contra turno, currículo x ação complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!