Democracia Midiática: Globo detém, sozinha, 35% de verba publicitária



Não se pode falar em democracia midiática se um dos requisi
tos que propicia isso é monopolizado
O dia 11, próxima quinta-feira, entrará para a história como um dos atos mais emblemáticos no Brasil. Na oportunidade, os trabalhadores irão para as ruas em todo o país e movimentos sociais vão realizar um ato contra o monopólio da Rede Globo em cinco estados. São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e Sergipe se mobilizarão a favor da democratização dos meios de comunicação.

Cerca de 70% das verbas publicitárias repassadas aos principais veículos de comunicação durante os 18 meses do governo Dilma, a Rede Globo, sozinha, arrematou 35% destes recursos. Além disso, a empresa de comunicação detém poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que possuem 80% do mercado midiático nacional.

Vale registrar que esse domínio e monopólio midiático travestido de Rede Globo não são de agora, mas faz-se necessário cobrar iniciativas urgentes para a tão sonhada democratização midiática.

Mesmo disposto a ouvir as vozes roucas do povo nas ruas, fato notoriamente percebido pelos pactos propostos pela presidenta Dilma, algo louvável, embora haja resistência da classe política partidária conservadora, o mesmo não se pode dizer de boas intenções e, ou de preocupações do palácio do planalto quando o assunto em pauta é a sadia crítica ao monopólio da comunicação. Afinal, nenhuma resposta foi dada pelo governo federal, uma vez que os cinco pactos lançados, no dia 24 de junho, como equilíbrio fiscal, mobilidade urbana, saúde, educação e reforma política, esta última enterrada via plebiscito pelos conservadores de plantão, em nada interferem na concentração que marca o sistema midiático brasileiro.

Outro exemplo claro disso foi o anúncio de outras medidas, no dia 1º de julho, onde a presidenta, tão logo se reuniu com a equipe ministerial, se recusou a discorrer sobre o assunto que mexe com os grandes setores empresariais de comunicação.

A democratização da mídia é assunto pra já e precisa ser discutido de forma clara e com a participação da sociedade civil em todos os espaços sociais deste país.  Não se pode falar em sociedade democrática se um dos requisitos que propicia isso é monopolizado.


Texto da Redação do INFORMAÇÕES EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!