IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero: URCA e Diocese do Crato fortalecem parceria



Reitora da URCA, integrante da comissão, pesquisadores
e o bispo Dom Fernando reunidos para fortalecer parcerias
na realização do IV Simpósio Internacional sobre Pe. Cícero
A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza de 19 a 24 de maio de 2014, o IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, com o tema “E... onde está ele?”. Lançado oficialmente pela Instituição, a Comissão formada por pesquisadores tem buscado o fortalecimento, por meio de parcerias. 

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, a Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire, integrante da Comissão, além das pesquisadoras Paula Cordeiro, Fátima Pinho e Maria do Carmo Pagan Forti, estiveram reunidas com o bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Panico, para tratar sobre aspectos importantes relacionados ao evento e firmar parceria com a Diocese na realização do simpósio.

Durante a reunião, no Gabinete da Reitora, na Universidade, o bispo destacou a importância do evento, principalmente pelo seu contexto acadêmico, nos estudos relacionados ao Padre Cícero. Ele disse que a instituição tem o seu apoio nessa parceria. 

Para o bispo, a iniciativa de celebrar o IV Simpósio Internacional sobre o fenômeno Padre Cícero é um grande benefício para a realidade acadêmica e um conhecimento mais aprofundado da situação do Padre Cícero hoje. “Onde ele está? A indagação, a inquietação, que levam à reflexão, podem não trazer respostas, mas, sim, pistas para encaminhar soluções futuras e melhor entender essa realidade do Padre Cícero, na atualidade”, diz ele.

Dom Fernando destaca o contexto em que esse evento será realizado, dentro do centenário de morte da beata Maria de Araújo, os 100 anos da Sedição de Juazeiro e da Diocese de Crato, além dos 80 anos de morte do Padre Cícero. “Então, são diversos acontecimentos celebrativos que enaltecem a realização e dão vulto próprio a esse simpósio”, diz ele.

O bispo agradeceu à Reitora da URCA pela participação que a Diocese manterá na realização do Simpósio. Ele acredita que a parceria acontecerá principalmente na fase preparatória do evento. “A Diocese não vai se omitir em colaborar na indagação dos fatos, documentos e também na reflexão, do ponto de vista que nos é próprio, de entidade religiosa”, explica.

O tema “E... onde está ele?” será o eixo norteador das discussões, dentro da necessidade de pensar também em termos nacionais e globais , à luz da presença e das diversas interpretações do e sobre o Padre Cícero, e não apenas Juazeiro ou a Região do Cariri. Pretende-se ampliar os debates realizados pelos outros Simpósios.


Via URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!