Altaneira consolida mais de trinta propostas na III Conferência da Cultura



Abertura da III Conferência da Cultura de Altaneira.
Foto: João Alves
O município de Altaneira, na região do cariri cearense, realizou no último sábado (10) a III Conferência Municipal da Cultura. Cerca de 150 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público participaram da palestra e das discussões de propostas para o aprimoramento das políticas públicas no âmbito nacional, estadual e municipal.

Com o tema “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, o evento tinha com objetivo estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e implementação de políticas públicas, integrando os poderes públicos e a sociedade, gerar conteúdos para a formulação dos Planos Municipais, Territoriais e Estadual de Cultura, promover articulações dos segmentos, organizações e instituições da cultura nas localidades e entre os territórios e fortalecer o Sistema de Cultura

A professora Socorro Cirilo (UFPB) ministrou palestra
sobre o tema "Uma Política de Estado para a Cultura:
Desafios do Sistema Nacional de Cultura".
Na oportunidade, a professora Dr. Socorro Cirilo (UFPB) ministrou palestra cujo alvo foi à temática da Conferência e chamou a atenção para a importância de se discutir cultura, principalmente os caminhos utilizados para a valorização desta e dos seus construtores.  “Qual a identidade cultural de Altaneira? Em que que Altaneira é conhecida em termos de cultura? O que é que a identifica culturalmente?” Indagou a professora.  Seguiu-se uma séria de discussões a respeito e os participantes chegaram a afirmar que o município possui uma diversidade cultural, o que faltava era reconhecimento.

Tão logo encerrou a palestra os participantes foram divididos nos quatro grupos referenciados pelos eixos temáticos com o propósito de apresentar propostas de estratégias para o setor. Cada eixo contou com mediadores que explanaram didaticamente sobre os temas. Os eixos debatidos em grupos foram: Implantação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento. 

A Conferência elegeu sete delegados para representar o município na etapa estadual que ocorrerá em setembro na capital do estado do Ceará e na federal marcada para novembro, em Brasília.

Mais de trinta propostas foram consolidadas, veja abaixo:

Criar na Secretaria de Cultura o núcleo de apoio aos grupos e artistas populares de Altaneira.

Instituir uma política para garantir a produção de obras, bem como a participação efetiva de todos os agentes de cultura para dinamizar a realização da Semana Cultural do Ceará.

Articular juntamente com o Ministério da Educação a produção midiática para proliferar as manifestações culturais bem como expandir para outros países.

Promover nas escolas municipais ensino e o estudo da música a partir da pré-escola, garantindo aos docentes formação continuada.

Implantar uma política estadual que garanta o pleno ensino e o estudo da educação artística e cultural.

Criar um fundo que garanta o acesso ao ensino e o estudo de artes, promovendo a circulação da Cultura Brasileira.

Criar um acervo cultural digitalizado do patrimônio material e imaterial do município.

Criar linhas de financiamento para ampliar a infraestrutura tecnológica e promover a criação e circulação de conteúdos culturais visando a promoção artítico-cultural.

Criação de um fundo municipal de apoio a Cultura.

Deliberação de verbas destinadas especificamente para engrandecer e valorizar a Cultura local.

Buscar junto ao Governo Federal recursos para a construção da sede própria da Associação Cultural de Altaneira (ACA).

Criar um arquivo público municipal. O mesmo deve dispor de um prédio com condições necessárias para seu funcionamento, cedido e mantido pelo poder público municipal e contratar profissionais com competências técnica e, ou com conhecimento na área para operar os espaços com acervo histórico da cidade, organizando e promovendo a circulação de informações dos documentos existentes, contribuindo para preservar a memória local;

Criação de um Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura coadunado ao Plano Nacional de Livro, Leitura e Literatura;

Desenvolvimento de um calendário com programação cultural anual, com ações voltadas a comunicação e à cultura nas diversas manifestações.

A Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Altaneira, dentro de suas possibilidades, apoiará financeiramente as iniciativas dos “fazedores de cultura” local, se envolvendo na promoção, coordenação e execução de encontros, fóruns, reuniões nacional, estadual e local e simpósios que interessam à área cultural;

Criar um comitê local de fomento às iniciativas culturais.

Firmar parceria com o MinC e a Secretaria Cultura do Estado para a elaboração de um laboratório para orientação e construção de projetos no setor;

Fortalecer o diálogo entre educação e cultura, no sentido da construção de uma sociedade plural e multiétnica a partir da adequação dos currículos escolares quanto a inserção da cultura afro-brasileira e indígena nos conteúdos e trabalhados de forma sistemática. 

Ampliar e fortalecer a parceria entre MEC, MinC, o Estado e o Município no que diz respeito a propor a 

criação de licenciaturas em Educação Quilombola, História da África e Indígena.

Valorizar todos os eventos culturais e garantir acessibilidade e participação dos artistas locais.

Criação de espaços culturais (pinacoteca, cinema);

Mobilização social para divulgar a cultura local.

Transformar o projeto Agente de leitura em uma política pública de estado.

Intersetorialidade entre a Secretaria de Cultura e as demais secretarias.

Abrir vagas em concursos públicos para artistas.

Aprovar e sancionar a lei do programa cultura viva e transformá-lo em política de estado.

Capacitação dos recursos humanos e apoio material;
Implantar/promover feiras agro ecológicas/culturais;

Levantamento dos pontos turísticos de Altaneira para transformar em miniaturas/suvenis para comercialização.

Tombamento dos bens materiais e imateriais- patrimônio histórico, cultural e natural do município.
Implantação do turismo domiciliar;

Na abertura e durante todo o evento, realizada na Secretaria de Assistência Social, contou com apresentações culturais, como a exibição do grupo makulelê, exibição de vídeos, música e contou com a participação de estudantes, professores, representantes de outros municípios, dos parlamenteares locais, do prefeito Delvamberto, da Secretária Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Ana Maria Rodrigues, Deza Sores, Secretário Municipal de Educação, dentre outros representantes do poder público municipal. 

Veja fotos das discussões por eixos temáticos:

Eixo Temático I mediado pela Secretária Ana e Eugênio,
Secretário de Cultura de Assaré.
Eixo II mediado por Cicero Chagas e Givanildo Gonçalves
Eixo III mediado por este Blogueiro e Professor (José Nicolau)
Eixo IV mediado pela representante da Biblioteca Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!