Cariri será palco do IV Artefatos da Cultura Negra do Ceará 2013




A população afrodescendente no Brasil desencadeou inúmeras iniciativas para superar a exclusão, o racismo e o eurocentrismo do sistema educacional do país que atravessaram o século XX. Como parte desse processo político de luta por educação de qualidade que nos anos de 2003 e 2004 o movimento negro brasileiro recoloca em pauta o ensino da História e cultura Afro-Brasileira e Africana no país, tornando obrigatório no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino de acordo com a lei 10.639/2003 e nos termos de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Parecer CNE/CP 3/2004 e Resolução CNE/CP 1/2004). A

A formação dos professores nos temas de interesse da população negra tem sido uma das lagunas nas áreas de ciências humana e tecnológicas e da saúde. Preposições no sentido da realização dessas atividades de formação de professores vem sendo demandada pelas instituições dos estados e municípios e pelos movimentos sociais negros e da educação brasileira.

Em 2013 completam dez anos da obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, por este motivo o IV Artefatos da Cultura Negra do Ceará apresentará o Seminário com um triplo proposito: reunir e homenagear os intelectuais professores e pesquisadores pioneiros no ensino de História e Cultura Africana; instrumentalizar e atualizar qualitativamente professores e estudantes da rede de ensino pública em história da África e Diáspora Africana e Afrodescendente no Brasil e construir um panorama qualitativo sobre o ensino e pesquisa em História da África e do Negro neste país, com base na lei 10.639 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O IV Artefatos da Cultura Negra no Ceará resulta de uma parceria do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Universidade do Tennesse, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Regional do Cariri e Universidade Cândido Mendes. O evento será realizado na Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade Regional do Cariri. O evento receberá intelectuais do Brasil, África, Caribe e Estados Unidos, com apresentações de trabalhos de pesquisa em educação, palestras, mesas redondas, mini-cursos, oficinas e atividades culturais.

Na Capital Cearense o evento se dará entre os dias sete (07) e nove (09) de outubro, enquanto que na região do cariri, ocorrerá nos dias 10 e 11 do mês supracitado. No dia 11, no salão da Terra da URCA haverá também o lançamento do Livro “O Mundo no Black Power de Tayo”, de Kiusam de Oliveira.


Via Artefatos da Cultura Negra no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!