Blogueiros afirmam que a Rádio Altaneira Fm praticou censura e criticam silêncio da direção



Atualizada as 08h00
Os blogueiros Raimundo Soares Filho, jurista e Júnior Carrvalho, assessor de comunicação do poder legislativo de Altaneira, publicaram em seus portais de comunicação, “Blog de Altaneira” e “A Pedreira”, artigos onde tecem duras críticas a direção da Rádio Comunitária Altaneira Fm, inclusive afirmando categoricamente que a emissora radiofônica cometeu censura por não ter veiculado entrevista na última sexta-feira do servidor Júnior no Notícias em Destaque, informativo que vai ao ar, de segunda a sexta-feira, ao meio dia. O informativo é apresentado por Flávia Regina e João Alves, vulgo Garoto Beleza.

Painel do Blog "A Pedreira".
De acordo com postagem no Blog “A Pedreira”, com o título “Censura na rádio Altaneira Fm”, Júnior afirma que foi “procurado pelo meu colega radialista João Alves para dá uma entrevista para que pudesse esclarecer verbalmente sobre a ultima matéria que fiz no meu blog ‘a Pedreira’. Na oportunidade, ele diz na entrevista cita que tem “participado nos dias 23 e 24 de outubro na cidade de Araripe de uma excelente palestra oferecida pelo (TCM). Tribunal de Contas dos Municípios”. 

No artigo, Júnior recorre as denúncias apresentadas pelo Vereador Antonio Leite que foram protocoladas na capital cearense, inclusive na Secretaria da Educação do Ceará (Seduc - Ce) contra o líder da oposição na casa, o vereador Adeilton (PP) Na denúncia, o parlamentar alega que este “foi nomeado em gestões anteriores para exercício de cargos comissionados em que jamais exerceu as funções. Antonio Leite anexou Portaria de nomeação do Professor para o cargo de Diretor Divisão do Meio Ambiente função jamais exercida pelo vereador”.

Ante a isso o servidor arguiu que durante sua entrevista ao radialista João Alves no dia 25, mencionou que tinha tirado dúvidas sobre esse fato com o palestrante Nelson Rocha durante o Encontro Regional do Tribunal de Contas dos Municípios – PTCM, em Araripe.  Júnior desejava expor a versão do palestrante na rádio que teria dito ‘isso é inadmissível e inclusive o Parlamentar poder ser penalizado com a perda do cargo de vereador e também deve devolver todo o dinheiro que recebeu irreguladamente’.

Mas em uma atitude de ditadura o direto da associação arca Givanildo Gonçalves vetou a gravação que eu tinha feito com radialista João Alves e que iria ao ar no noticia em destaque que vai ao ar todos dias ao meio dia e meia”, (grifo nosso) comentou o Assessor da Câmara.

Painel do Blog de Altaneira.
Tão Logo sobe do ocorrido, O jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho publicou na rede social facebook “Tomei conhecimento agora que o jovem Givanildo Gonçalves vetou entrevista do servidor da Câmara Municipal de Altaneira e blogueiro Junior Carvalho na Rádio Altaneira Fm. Gostaria de as razões para a censura na Rádio”. Ainda aqui, ele reproduziu a matéria no seu Blog de Altaneira com o título “Blogueiro denuncia censura na Radio Altaneira Fm”.

Os blogueiros, o radialista João Alves e alguns internautas começaram a cobrar justificativas plausíveis por parte da diretoria da Rádio e, de forma específica do Diretor de Comunicação Givanildo Gonçalves sobre o veto da entrevista do servidor Júnior e do vereador Adeilton que também foi entrevistado. Fato esse que para os blogueiros reforçam ainda mais suas críticas, pois foi dado a voz as duas partes envolvidas no processo.

Júnior ainda acusa Givanildo de ter levado os problemas pessoais que há entre eles para dentro das quatro paredes da instituição. 

Painel que reproduz enquete lançada por Raimundo Soares
Filho na noite desta segunda-feira no grupo "A Política de
Altaneira, da rede social facebook.
Na noite desta segunda-feira, 28, no grupo “A Política de Altaneira”, Raimundo Soares lançou enquete objetivando saber a opinião dos internautas sobre o lamentável ocorrido com a seguinte pergunta: Você concorda com a censura imposta ao blogueiro Junior Carvalho do "A Predeira" pela Direção da Rádio Altaneira FM? A enquete em poucos instantes gerou repercussão e vários comentários. Até o fechamento desta matéria houve 46 (quarenta e seis) votantes. 52,1% partilham da mesma posição dos blogueiros e afirmam que houve censura. Já 47,8% não percebem a atitude da direção da emissora como forma de censura. E nenhum internauta, considerando a pergunta opinou pela aceitação da censura.

Dr. Soares foi enfático ao dizer “A censura foi clara, pois o repórter Joao Alves gravou entrevista com o blogueiro Junior Carvalho para o programa Notícias em Destaque e a direção vetou-a. O pior de tudo é que não houve justificativas aos ouvintes e navegantes por parte da direção da rádio comunitária” (grifo nosso).

No próprio Notícias em Destaque, na tarde desta segunda-feira, 28, a direção da rádio deixou nota explicativa.  “SÓ PARA ESCLARECER: Foi lançado uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido no Jornal Notícias em Destaque na data de hoje, a qual desqualifica tanto a matéria postada no blog de Altaneira, como esta enquete e ainda o uso incorreto do termo ‘censura’”, foi o que disse o Givanildo Gonçalves, Diretor de Programação da Ràdio. Mas até o momento, essa informação não chegou ao conhecimento do grande maioria dos navegantes, fato muito questionado pelos internautas, inclusive por este signatário.

Justificamos que não permitir a veiculação de entrevista em um espaço de comunicação, seja comunitário ou não é errado. Toda via, acreditamos que a palavra censura não caberia bem ao contexto. Quando fomos procurados pelo João para opinar a respeito do ocorrido lhe perguntamos se o Givanildo Gonçalves havia dado justificativas para não veicular a entrevista. Ele disse que sim. Ante a isso, devemos dizer que faltou comunicação entre o João por não ter justificado no ar o porquê (citando a versão do Gigi repassada a ele) para os ouvintes. Faltou, por outro lado, uma característica essencial por parte da Direção da rádio, de forma específica do Gigi (TRANSPARÊNCIA) em não ter se posicionado a contento sobre a causa geradora da polêmica, mesmo tendo deixado claro os motivos de não ter veiculado a entrevista. 

Entendemos que o mais coerente e deixei isso claro ao João, ao Claudio Gonçalves, ao Cícero Chagas e ao próprio Raimundo Soares Filho seria ao invés de ouvir Francisco Adeilton e a versão de uma terceira pessoa - no caso do Junior Carvalho Junior - mesmo tendo colhido informações de membros do TCM, seria beber direto da fonte. Isso significa dizer que o Joao Alves deveria ter ido procurar o autor da denúncia, o vereador Antonio Leite e o alvo desta, o vereador Adeilton. Entendemos ainda que, embora sejam pessoas públicas, os motivos das denúncias serem sérios, necessitando, portando, de uma cobertura da emissora comunitária, há que se dizer que tem algo por trás desse processo - motivos pessoais - entre os parlamentares, e a rádio necessita ser cuidadosa ao veicular tais informações. Afirmamos ainda que esse mesmo cuidado, o próprio João necessita ter, pois não vem realizando um trabalho que coloque o Notícias em Destaque com credibilidade local, privilegiando um único setor de comunicação, muitas vezes sem o repasse das informações direto da fonte, citando o que bebeu desta.  Sempre somos a favor da quebra do dito popular que afirma que o "silêncio é a melhor resposta".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!