“Apoiar a greve dos professores é um ato de SOLIDARIEDADE”, disse o professor Fábio José



A Universidade Regional do Cariri – URCA pode entrar mais uma vez em greve.  Se o ato se confirmar essa será a segunda vez em menos de dez anos. 

Após alguns dias de Assembleias próprias entre a classe de professores, entre a classe estudantil, ontem (04) foi a vez dos servidores técnico-administrativos que, segundo o professor de História, Darlan Reis Jr, decidiram apoiar a greve e por unanimidade decidiram pela criação de um Comando de Greve do Cariri.

Professor Fábio José discutindo no pátio da URCA sobre
a greve dos professores. Foto: Professor Darlan Reis.
O professor de História, Fábio José discorreu sobre o assunto nesta segunda-feira, 04 no pátio da Universidade. Na oportunidade, os alunos que já aderiram a greve e os que ainda não, além de professores se fizeram presentes.  Dentre os pontos levantados a luta por concurso público para professor efetivo, funcionários técnico-administrativos e melhorias em infraestrutura. 

Darlan publicou em seu perfil da rede social facebook que Fábio afirmou “apoiar a greve dos professores é um ato de SOLIDARIEDADE. Solidariedade entre os professores das 3 universidades estaduais do Ceará, solidariedade com funcionários e estudantes que defendem essas universidades. A luta é justa e correta, e mesmo que entrar em greve fosse errado (e não é!!!), o importante é marcharmos juntos do que ficar sozinho achando-se o dono da verdade”.

Darlan Reis foi enfático ao mencionar os motivos pelo qual os professores decidiram deflagrar a greve. “Se existem problemas internos na URCA que devem ser resolvidos em âmbito interno, quero só lembrar que a categoria dos professores vai deflagrar a greve por causa dos problemas que só o governo do Estado pode resolver. Eu não quebro a Dedicação Exclusiva, eu não dou aula em esquema privado, eu não falto o serviço, eu não estabeleço novas rotinas cada vez mais burocráticos e nem ocupo cargos na atual administração. O pessoal que está no poder hoje, deveria resolver algumas questões internas, antes de publicamente dizer que ‘greve é ruim’.

Greve é ruim, mas é necessária, porque é a arma legítima dos trabalhadores. Vão sugerir o que no lugar da greve? Uma romaria? Uma oração de joelhos????”, publicou ele.

Océlio Teixeira, docente da URCA lamentou o fato da maioria dos discentes não apoiarem a greve: “Os funcionários técnico-administrativos da URCA decretaram greve. Os professores, provavelmente, farão o mesmo, hoje, 5/11. A UECE está em greve. As universidades estaduais continuam com graves problemas. O irmão do governador chamou os discentes de Iguatu de babacas... E a maioria dos alunos de história é contra a greve?!?!? Com todo respeito aos que tem essa posição, mas creio que está faltando uma leitura mais profunda e mais crítica da realidade. E, talvez, parte da culpa seja de nós professores que não fomentamos esse debate no curso”.

A URCA encontra-se em estado de greve e nesta terça-feira, 05, haverá outra assembleia dos professores objetivando deflagrar a greve que foi votada no último dia 31 de outubro, obedecendo a um prazo legal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!