Resposta ao Vereador Genival Ponciano (PTB)*



Plenário da Câmara de Altaneira na tarde de terça-feira, 05
de novembro. Foto: Júnior Carvalho.
O nosso blog, o Informações em Foco – um portal de comunicação a serviço da cidadania – é totalmente diferente das sessões plenárias. Nunca é demais lembrar que ao fazermos elogios e principalmente críticas, estamos fazendo com respaldo, zelo, respeito aos leitores e de forma fundamentada. Somos Opinião Pública. E é saudável que vossas excelências – nossos funcionários – entendam isso ou se esforcem para entender.

Saímos da rádio em 2011 e sentimos a necessidade de criar um Blog para expor ideias e provocar o debate. Mudamos de veículos de comunicação, mas nossas ideias continuaram as mesmas. Por outro lado, já que estamos debatendo na casa do povo, podemos dizer que os senhores e as senhoras também continuam os mesmos. Isso é bom? Não. É péssimo.

É digno de registro que se torna necessário e de forma urgente uma mudança de postura, de posicionamento, enfim, é preciso uma mudança de mentalidade. Vossas excelências já se perguntaram o porquê do plenário estar na grande maioria das vezes vazio? Em um rápido jogo da memória já se perguntaram quantos projetos de leis – originários dessa casa durante esse ano e, que se aprovados, interferiram de forma positiva na vida dos altaneirenses – em especial aqueles abaixo da linha da pobreza? E porque é tão raro ouvirmos que essa câmara analisou, discutiu e aprovou projetos de lei?

Essas reflexões que estamos fazendo nos permite dizer, sem medo de errar que os vereadores e as vereadoras estão tão preocupados em se manterem no poder a qualquer custo, outros ainda em voltar ao poder de forma que lhes deem todo o controle do município que simplesmente não há tempo para a realização dos tão sonhados projetos de leis que beneficiem a comunidade. Essa prática precisa ser revista. Não se pode fazer da função do vereador e da vereadora um Mundo de Faz de Conta. Nesse jogo, de um vem preparado para defender e outros para acusar, sem credibilidade nenhuma, é bom que se diga isso, quem sai perdendo somos nós, o povo. Não se pode senhores e senhoras viver e trabalhar a luz do passado sem refletir as consequências que as ações desse passado vêm causando no presente. Tão pouco se pode viver o presente a custa simplesmente desse passado.

Genival Ponciano (PTB)
Afirmamos ainda - já que as discussões aqui vêm se mantendo entre os erros do passado - onde a oposição se sente magoada, pois esse passado lhe condena - não se pode melhor aproveitar o nosso tempo livre do que nos familiarizar com as glórias do passado, conservando viva essa recordação e, ao mesmo tempo, contemplando, refletindo e agindo de forma a não repetir as calamidades e quem tudo se subverteu. O passado recente da história política de Altaneira, com a cassação e perda de mandato do prefeito, nos credencia a afirmar isso.

Encerramos vereadores, vereadoras, público que nos acompanha nesse plenário e ouvintes da Rádio Altaneira FM, dizendo que ainda impera nessa casa a Cultura do Individualismo, a Cultura do Eu. E é essa cultura política que necessita para o bem do povo, ser desconstruída. E enquanto for assim senhores parlamentares e de forma específica, o senhor Genival Ponciano, esse que vos fala continuará sendo um moleque. Se o significado de moleque que o senhor tem for o de um cidadão que cobra trabalho, que cobra ação dos representantes políticos, eleito pelo povo, pago pelo povo para trabalhar por ele e com ele, pode ter a certeza que continuarei sendo um moleque. Mas prefiro ser um moleque a ver um trabalho pífio, insignificante, precário e em certos momentos sem ao menos existir e criticar, do que ficar calado.

*Artigo apresentado na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Altaneira, em 05 de novembro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!