Apresentações educacionais e culturais marcam os 55 anos de Emancipação Política de Altaneira



O Município de Altaneira, localizado na microrregião serrana de caririaçu e na Região do Cariri comemorou nesta quarta-feira, 18, 55 anos de Emancipação Política.  Diante disso o Governo Municipal em parceria com as secretarias desta municipalidade iniciaram no último dia 13 os festejos alusivos a essa passagem.


Crianças em posição para entoar os hinos do Brasil e do Município de Altaneira. Foro: João Alves.

O evento contou com uma ampla programação itinerante e envolveu competições esportivas e shows que foram distribuídos pelo distrito do São Romão e o sítio Córrego, vindo a ter finalidade no dia 19 (dezenove) com show gospel, momento em que se insere a política de inclusão dos grupos religiosos ligados ao protestantismo de forma efetiva nas comemorações. Política essa que há dois anos está sendo feita. A noite musical ficará a cargo de Gersinho e Banda.


Equipe PAIC/PNAIC
Neste dia 18, feriado municipal, as programações e atrações ficaram a cargo, principalmente, das secretarias da Educação e da Cultura, Desporto e Turismo. No inicio da manhã todas as instituições de ensino estiveram imbuídas de um sentimento de patriotismo. A partir de blocos que referenciavam os projetos desenvolvidos durante o ano, como PAIC/PNAIC, PROERD, PETECA, SPAECE, Projeto Árvore é Vida, Ampliando os Horizontes, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Esporte na Escola, Família na Escola, Negro sim, Diferente Não, Africanidade, Metas Projetadas, dentre outras, onde esse sentimento foi demonstrado em desfile cívico pelas principais ruas da cidade, tendo as ruas Furtado Leite e Joaquim Soares como norteadores do percurso e os prédios do executivo (prefeitura) e do Legislativo (Câmara), respectivamente, como paradas obrigatórias no entoar dos hinos do Brasil e do Município. Fizeram partes desses cantos as bandas de música de Farias Brito e Nova Olinda, além da local.


Projeto "Altaneira em versos".
Durante a cerimônia cada escola dedicou parte do tempo para expor as ações executadas durante o exercício de 2013 e que de forma direta ou indireta concorria para o se debruçar nas ações de personalidades que vem deixando ou já deixaram um legado para os munícipes. Aqui, destaque para o projeto “Altaneira em Versos” que trabalhou a história de pessoas simples, como Dona Angelita, Dona Fausta, Mãe Glória e figuraa ligadas a política partidária como, por exemplo, o Ex-vereador e Ex-vice-prefeito Euclides Nogueira Santana, conhecido popularmente como Seu Quido.

No que toca especificamente a Cultura, Desporto e Turismo os grupos do Maculelê e do Kung Fu fizeram exibições em praça pública.

Francisco Fenelon Pereira
Histórias Contadas por Políticos Partidários

Fizeram parte das festividades ainda, com não poderia deixar de ser, algumas personalidades ligadas a política partidária e que estão incluídas entre os que deram os primeiros passos em prol da emancipação política deste município que antes já havia pertencido, seja como vila ou distrito aos municípios de Santana do Cariri, Farias Brito e Assaré.

Ao fazer uso da palavra o ex-vereador e primeiro prefeito de Altaneira, Francisco Fenelon Pereira lembrou um pouco dessa curta história. Fenelon resgatou os traços que fizeram dele vereador pelo então município de Quixará, hoje Farias Brito, ainda nos anos 50 do século passado, marco em sua vida pública. 

Raimundo Soares
Fenelon afirmou que é motivo de alegria ter seu nome como um dos grandes responsáveis por essa luta que elevou esse território a condição de município. E frisa que Altaneira ainda possui um triângulo histórico vivo e que são referência na história política dessa municipalidade e citou os nomes do ex-prefeito por algumas vezes João Ivan Alcântara e do ex-vereador e ex-presidente de Câmara Raimundo Soares, mais conhecido por "Seu Mundim" que ao tomar a palavra fez também um lembre desse cenário político e arguiu sobre o quão importante era, para ele, perceber no quadro de professores os altaneirenses na sua grande maioria. Raimundo Soares lembrou ainda que outrora o município foi obrigado a importar profissionais de outros centros.

Lélia de Oliveira
A presidente da casa legislativa, Lélia de Oliveira (PCdoB), se utilizou de poesias para contar a história do município. Através das rimas percebeu-se que ela fez um levantamento dos primeiros vereadores e presidentes da Câmara, desde o período inicial quando contava com sete parlamentares até a atualidade, onde percebeu-se a presença de nove, seis vereadores e três vereadoras. Nomes como Euclides Nogueira Santana, Venceslau Rodrigues da Silva, João Rufino de Oliveira, Jose Davi de Oliveira, Salomão Gonçalves de Alencar, Joaquim Soares da Silva, Francisco Gomes Bezerra, José Romão Pereira, dentre outros apareceram nas suas rimas.

Discorreram ainda os vereadores professor Adeilton e Edezyo Jalled, PP e SDD, respectivamente. Ambos discorreram sobre a necessidade de se unir forças, sociedade civil organizada e poder público par que o município consiga avançar cada vez mais.

Delvamberto Soares
O Prefeito Delvamberto Soares (PROS) fez um balanço de sua gestão no exercício de 2013 e citou algumas obras inauguradas recentemente. Cita-se aqui a reforma da Avenida Maximiano Ferreira e a Biblioteca Municipal, além do Posto de Saúde, todas no distrito do São Romão. Incluiu-se ainda uma quadra coberta no sítio Córrego e mencionou ainda a inauguração da sede da Secretaria de Saúde e da chegada dos médicos cubanos Pablo Ricardo Hechavarria e Yaqueline Teutor Veranes que se juntarão aos sete profissionais da saúde de que o município já dispõe.  

A noite estava previsto uma festa dançante ao som da banda Limão com Mel e algumas inaugurações de obras, mas em virtude da chuva que se iniciou por volta das 18h30, essas programações foram canceladas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!