Maioria dos navegantes apoia a arbitragem local na condução das partidas finais do municipal




O 15º Campeonato de Futebol Amador do Município de Altaneira, iniciado em agosto chegou ao último final de semana a sua reta final. Quatro equipes passaram as semifinais, a saber, Portuguesa (que liderou a competição do começo ao fim), Maniçoba, Caixa D’Água e Juventude. Foram 14 (quatorze) partidas nos dois turnos e 236 (duzentos e trinta e seis) gols marcados.

Para além dos gols e dos confrontos entre as equipes, o que mais marcou a competição foi, sem dúvida, o confronto entre árbitros e atletas. Esse foi, não sem razão, um dos pilares das discussões também fora das quatro linhas. Um confronto que mais tem merecido atenção de atletas, árbitros, bandeirinhas, torcedores e divulgadores do 15º Campeonato de Futebol tem sido, por assim dizer, o fator erro do corpo de arbitragem nas 14 (quatorze) partidas até então realizadas.

Informações em Foco chegou a publicar no dia 11 de novembro artigo mencionando essa problemática que saiu das quatro linhas divisórias dos campos, na sede e na zona rural e, desembocou nas esquinas, nos bares, no ginásio poliesportivo e nas redes sociais. Com o título Desportistas altaneirenses tecem críticas aos árbitros locais e defendem a contratação de juízes de outros centros, a matéria ganhou mais de 25 comentários de atletas, árbitros, divulgadores da competição, dentre outros. Uns favoráveis a contratação de outros condutores dos jogos que não sejam os locais e outros sendo favoráveis a manutenção destes nas fases semifinais e na grande final que terá início no próximo final de semana.


Enquete lançada pelo jurista e blogueiro Raimundo Soares
Filho na rede social facebook no  dia 12 de novembro.
O Jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho também deu ênfase à problemática instalada e chegou publicar enquete na rede social facebook, no grupo Altaneira-CE com o propósito de saber a opinião dos envolvidos na competição através da pergunta “Na sua opinião a Comissão Organizadora deve contratar árbitros profissionais para os jogos decisivos do Campeonato Municipal de Futebol de Campo?”. A indagação obteve três possibilidade de respostas. 1ª. Sim, apenas para a final. 2ª. Sim, para as Semifinais e Final e 3ª. Não, basta capacitar os árbitros altaneirenses. A enquete foi encerrada no final do mês.

Decorridos todo esse tempo a enquete recebeu 38 (trinta e oito) votos. E a maioria dos navegantes acabaram opinando pela capacitação contínua do corpo de arbitragem, assim como defenderam a condução destes na fase final do certame. Em termos percentuais, a primeira opção registrou 2,6%, a segunda acumulou 34,2% e a terceira consegui captar 63,1%.

É digno de registro que para além dos erros de arbitragem, o que é comum, embora não seja normal, faz-se necessário uma capacitação contínua do corpo de arbitragem antes das competições, seja elas no futsal ou no futebol, buscando parcerias com a Secretaria de Esporte do Ceará – Sesporte via Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo com o propósito de não só capacitá-los, mas valorizá-los. Note-se também que os atletas, na sua grande maioria precisam mudar de postura. Muitas partidas deixavam de ter seguimento também por influência (negativa) dos jogadores. Citemos como exemplo, o último confronto envolvendo Caixa D’Água e Maniçoba, segundo e terceiro lugares, respectivamente (até então). Aqui, a bola sequer rolava um minuto, sem que os jogadores fizessem antes uma conferência a cada falta marcada, muitas delas corretas. Outras erros grosseiros, infantis. Alguns, talvez tentando forçar um cartão amarelo para já entrar zerado nas partidas decisivas e, o pior, ainda se utilizando dessa esdrúxula situação para reprimir ou até mesmo para meter medo nos árbitro. Um fato penoso, vergonhoso. E eram esses mesmos jogadores que vinham insistindo em querer árbitros de fora para as semifinais e final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!