Radicoms cearenses elegem a nova diretoria da Abraço Ceará


O II Congresso da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Ceará (Abraço Ceará) reuniu emissoras de todas as regiões do Estado para discutir seus desafios e eleger a nova diretoria da entidade. O evento movimentou o Sesc Centro de Fortaleza no dia 14 de março. Pela manhã, o coordenador executivo da Abraço Nacional José Sóter apresentou a situação do movimento, destacando a retomada do diálogo com o Governo Federal e a realização do Congresso Nacional da Abraço em maio.


Em seguida, o coordenador geral de radiodifusão comunitária Samir Maia do Ministério das Comunicações apresentou as políticas públicas do Governo Federal para área. Ele começo explicando a contestação da liminar que derrubou efeitos da portaria XXX. “A liminar que anulou três pontos da portaria será contestada no Superior Tribunal de Justiça, pois na 1ª instância nossa defesa foi indeferida”, revelou. A decisão da XX Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, atendendo demanda da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Tv (Abert), impossibilita as rádios comunitárias receber apoio de órgãos públicos e a alternância de canais em zonas limites de municípios como havia regulado a medida do Ministério. Samir disse ter confiança na reversão da decisão porque os argumentos do Governo são consistentes. O coordenador geral de radiodifusão comunitária explicou as novas formas de comunicação do Ministério das Comunicações com as emissoras. “Agora temos um contato por Internet com as rádios”, disse.

Pela tarde, a Diretoria Executiva da Abraço Ceará prestou contas de seu mandato com a Assembleia. O coordenador executivo Ismar Capistrano apresentou a memória abaixo da entidade nos últimos três anos. Explicou que a entidade avançou bastante na capacitação dos radialistas comunitárias, na formação das regionais e na estrutura. “Precisamos melhorar principalmente nas articulações políticas”, avaliou. Michele Alves da Altaneira FM afirmou que, mesmo com as dificuldades, a Diretoria realizou bastante. Vavaldo Oliveira da Rádio Nativa de Tabuleiro do Norte destacou que a Abraço Ceará tem sido um forte apoio para as rádios comunitárias que estão abandonadas pelo poder público. Já Helder Gurgel da Marzul FM de Paracuru lembrou a necessidade da entidade de oferecer serviços de advocacia e engenharia para as emissoras.

Terminada a avaliação, o coordenador financeiro da Abraço Ceará Agostinho Alcântara apresentou os demonstrativos explicando cada gasto e receita. “Terminamos o mandato com saldo positivo na conta e ainda mais de 20 mil reais em equipamentos na sede da entidade”, disse. Os equipamentos são referentes ao Estúdio Sérgio Lira inaugurado em 2013 em parceria com a Agência Abraço e financiado pela Fundação Banco do Brasil. As contas foram aprovadas por unanimidade.

No final do Congresso, foram eleitos os novos diretores da entidade para o mandato de 2013 a 2016, tendo a seguinte composição:

Coordenador Executivo: Agostinho Alcântara da Pontal FM de Chaval
Coordenador Financeiro e de Planejamento: Valdeci Martins da Pólo FM de Fortaleza.
Coordenador de Organização e Mobilização: Helder Gurgel da Marazul FM de Paracuru.
Coordenador de Relações Institucionais e Internacionais: Giovani Araújo da Jaguaribara FM.
Coordenadora Comunicação: Michele Alves da Altaneira FM.
Coordenador Jurídico: Fernando Maia da Santana FM de Santana do Cariri.
Coordenador de Formação e Inovação Tecnológica: Ismar Capistrano da Sertãonet FM de Quixadá.

Coordenadora de Gênero: Lúcia do Nascimento da Rádio Comunidade Dias Macedo de Fortaleza.

Suplentes: Vavaldo de Oliveira da Nativa FM de Tabuleiro, Epitácio Junior da Quixelô FM e Teixeira Sobrinho da Sucesso FM de Jucás.

Todos os membros da nova diretoria também foram eleitos delegados para o Congresso da Abraço Nacional. Os coordenadores regionais e as vagas remanescentes do Estado para a delegação dos Estados serão eleitos em Encontros regionais. O coordenador executivo da Abraço Ceará, Agostinho Alcântara, agradeceu a confiança depositada por todos e defendeu que coordenação será coletiva.


Via Abraço Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!