Segundo Estudo, Macacos conseguem somar



Um estudo divulgado na ultima segunda-feira, 21, pela Proceedings of the National Academy of Sciences, a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, comprovou que os macacos são capazes de efetuar somas.

O caminho até a descoberta foi longo. Primeiro, pesquisadores ensinaram os bichos a identificar símbolos que representassem números de 0 a 25, o que aprenderam com uma precisão entre 70% e 90% - dependendo do tempo de treinamento que tiveram.

Os macacos viam símbolos numa tela sensível ao toque e, sempre que os tocassem, recebiam uma recompensa com a quantia equivalente ao símbolo. Com o tempo, eles entenderam que, ao juntar os símbolos, receberiam recompensas maiores, ou seja, bastaria somar.

Na foto ao lado, o macaco está prestes a escolher a combinação 4+5, porque entende que ela dá um número maior que 8. Se a questão fosse simplesmente apontar o número maior, ele teria ido diretamente no 8, mas o macaco sabia que o 9 feito pelo 4 com o 5 seria mais vantajoso.

A taxa de acerto teria ficado entre 10% e 30%, caso os macacos não tivessem raciocinado, mas ela ficou acima de 50%, o que comprova que eles entenderam o enigma e tentaram resolvê-lo.

Para comprovar que não se tratava de simples memorização, os pesquisadores ensinaram outro conjunto de símbolos que representassem os números de 0 a 25 e imediatamente os macacos conseguiram repetir as contas.

Via Olhar Digital/Vox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!