Conheça o Grupo de Estudo em Filosofia Social da Fundação ARCA


A fundação Educativa e Cultural ARCA, entidade sem fins lucrativos e que há mais de uma década vem desempenhando importantes trabalho no município de Altaneira, na região do cariri, está retomando mais um relevante projeto que de forma direta e indireta contribui na formação de opinião dos jovens desta municipalidade, gerando consciência crítica com vista a um posicionamento consciente frente à realidade nacional, estadual e municipal – o Grupo de Estudo em Filosofia Social.

Membros do Grupo de Estudo em Filosofia Social em roda de
conversa sobre o texto "Sexo e as Negas: Ei Globo, não sou
tuas negas" no último dia 20/09.
Tendo iniciado há cerca de dois anos e com adesão de jovens engajados nos projeto Inclusão Digital, Biblioteca ARCA da Leitura e Melodia sob a coordenação do professor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Carlos Alberto Tolovi, o grupo ficou por mais de um ano sem ter continuidade em virtude da falta de disponibilidade de tempo de muitos dos seus integrantes. No mês de julho deste ano este blogueiro em reunião com membros da Fundação ARCA quando em visita do professor Tolovi a Altaneira apresentou a proposta da continuidade do grupo, além da Formação de um Movimento Negro sob a denominação de “Frente Negra Altaneirense”, o que foi aceito.

Em uma reunião preliminar entre os integrantes do Projeto ARCA foi exposta a importância da continuidade do grupo, levando a Rádio Comunitária Altaneira FM, a partir do programa Juventude em Debate (que vai ao ar as 09 horas da manhã) às temáticas a serem abordadas durante as rodas de conversas do grupo. Inicialmente a equipe está contando com cerca de 14 membros, a saber, Cláudio Gonçalves, Cristiano Lima, Cícero Herlândio, Elenice Pereira, Everton Amorim, Flávia Cícera, Flávia Regina, Francilene Oliveira, Fábio Barbosa, Givanildo Gonçalves, João Paulo Silva, Océlia Alves, Rafaela Chavier e este signatário.

Ainda nesta oportunidade ficou acordado que cada componente do grupo ficaria responsável por desenvolver durante as rodas de conversas uma temática visando gerar reflexão e debate. Para tanto, foi realizado um sorteio com 8 (oito) temas considerados primordiais para um bom entendimento das relações socais.  O primeiro encontro se deu no último dia 06 (seis) de setembro abordando Ética e Moral.

As reuniões ocorrem de 15 em 15 dias durante os sábado a partir das 16 horas na sede da Fundação ARCA localizada a Rua Padre Agamenon Coelho e é aberta ao público.

Confira listagem a abaixo
Negritude - Nicolau - 20/09
Religião - Everton - 04/10
Poder - Rafaela - 18/10
Política - Claudim - 01/11
Liberdade - Océlia - 15/11
Solidariedade - Flávia Cícera - 29/11
Educação - Gigi - 13/12
Capitalismo - Fábio - 27/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!