Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Antonieta de Barros


Educadora, jornalista, escritora e primeira mulher eleita à Assembleia Legislativa de seu Estado, Antonieta de Barros nasceu em 11 de julho de 1901, em Florianópolis, Santa Catarina.

Normalista formada em 1921, fundou no ano seguinte o Curso "Antonieta de Barros", com o objetivo de combater o analfabetismo, "impedindo de gente ser gente", como dizia. Dirigiu este instituto até o final de sua vida. Essa iniciativa foi um marco em sua carreira profissional e abriu-lhe novos horizontes: foi nomeada para a Escola Complementar anexa ao Grupo Escolar Lauro Muller, efetivada na cadeira de Português na Escola Normal Catarinense e professora de Português e Psicologia no Colégio Dias Velho,de onde, entre 1937 e 1945, foi diretora.

Antonieta foi uma educadora e uma jornalista atuante e teve que romper muitas barreiras para conquistar espaços que, em seu tempo, eram inusitados para as mulheres – e mais ainda para uma mulher negra.

Enveredou pela literatura e jornalismo sob o pseudônima de Maria da Ilha, fundou e dirigiu o jornal A Semana (1922/27), foi diretora da revista quinzenal Vida Ilhoa (1930), escreveu artigos para jornais O Estado, Republica e o livro Farrapos de Ideias (1937). Em 1931 começou a militar na política, sendo eleita deputada a Assembleia Estadual Constituinte, em 1935, pelo Partido Liberal Catarinense. No Congresso coube-lhe relatar o Capitulo de "Educação e Cultura" e "Funcionalismo". Em 1947, candidatou-se pelo Partido Social Democrático; suplente, foi convocada para a 1ª legislativa (1947/51). Faleceu em Florianópolis a 28 de março de 1952.

Tornou-se, desse modo, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, trabalhando em defesa dos diretos da mulher catarinense.


Um comentário:

  1. Apresentar a história e dar visibilidade as mulheres negras é fundamental para as gerações conhecerem e valorizarem nossas personalidades negras negadas pela história oficial.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!