ACONTRIAL e Secult de Altaneira promovem I Seminário de Turismo


Grupo de Pífano da ARCA durante apresentação no I Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Solidário, em
Altaneira na manhã de sábado, 11.
A Associação dos Condutores de Trilha de Altaneira (ACONTRIAL) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo com o apoio da Rede de Educação Cidadã (RECID) promoveram na manhã deste sábado, 11 de outubro, o I Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável e Solidário.

O evento foi desenhado em virtude do Curso de Condutores de Trilha de iniciativa da RECID a partir do educador Cícero Chagas e que se desenvolveu em oito módulos. Noções como condução, planejamento de trilhas, atividades práticas de arvorismo, rapel, dentre outros fizeram a grade do curso. Segundo Cícero era intenção inserir nas atividades algumas noções de primeiros socorros, mas o tempo não foi generoso, mas que ainda pretende realiza-las.

Antonio de Kaci, Secretário
Municipal de Cultura.
O Seminário teve, dentre outros objetivos, externar ao público as ações desenvolvidas durante o curso. Almejava-se ainda discutir e implementar o turismo no município. Para Antonio de Kaci, secretário da cultura, esse é um momento chave na história de Altaneira, haja vista que está se caminhando rumo a uma nova forma de perceber a cultura. Ele teceu críticas a gestão anterior ao frisar que esta pasta sempre foi relegada, a ela não lhe foi dada a devida atenção. O titular da pasta supracitada foi taxativo ao dizer que está dando, com o apoio do governo municipal, nova cara a cultura ao trazer para a discussão tema como o turismo.

Antes, porém das palestras, o jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho se utilizou da palavra e arguiu sobre a força que a prática do turismo vem tendo para o desenvolvimento dos espaços sociais. Soares endossou o discurso do secretário e ressaltou que não há mais desculpas para não se investir nessa área. Usaram ainda da oratória o gestor municipal, Delvamberto Soares (Pros), Deza e Dariomar, secretários da educação e de governo, respectivamente. Além do concluinte do curso Evertom Amorim. 

Professoras Germana e Luzia (da esquerda para a direita)
Passados as formalidades iniciais, o evento seguiu com duas palestras. A primeira ministrada pela professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e pesquisadora do Grupo de Estudo sobre Trabalhos e Transformações Capitalistas (GET – UFC), Germana Lima de Almeida que discutiu a “Contextualização sobre a Origem e Crescimento da Atividade Turística no Mundo e no Brasil”. Germana chamou a atenção para a importância de se pensar formas de investir no turismo que leve ao desenvolvimento social e utilizou como exemplo o município de Guaramiranga, no Ceará, em que se foi investido muito nesse setor, mas que não conseguiu envolver os munícipes, inclusive tendo ainda redução em número de habitantes.

O tema “Ócio, Lazer, Turismo Convencional e Comunitário” foi desenvolvido pela professora do Programa de Pós Graduação em Geografia (PROPGEO/UECE) e Coordenadora do Laboratório de Estudos do Turismo e do Território  (NETTUR), Luzia Neide Coriolano. No ensejo, a palestrante associou o turismo ao lazer e forma de viagem, além de arguir sobre a importância da comunidade se envolver na promoção turística. Luzia ainda se utilizou de símbolos turísticos de outros municípios que dão forma e cor a eles, como “O Pau do Santo” em Barbalha e o “Padre Cícero” em Juazeiro do Norte, ambos associados ao turismo religioso. De acordo com a professora, Altaneira precisa se perguntar “o que me representa enquanto fator turístico”?

Tão logo as palestras findaram, abriu-se espaços para indagações. O Projeto de Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza voltou ao centro do debate. Por este intento, há a inserção de Altaneira na rota turística, além de gerar emprego e renda aos munícipes, mas por ora, encontra-se paralisado. De acordo com o Secretário da Educação, Deza Soares, o ensaio já está caminhando rumo a concretização, haja vista o empenho do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristovão. Deza citou como exemplo, a realização de estudos topográficos e as reuniões com o Ministério Público.

A luta em prol da Urbanização e Revitalização da Lagoa Santa Tereza vem sendo travada de forma constante pelo terceiro setor, representada pela Associação e Fundação ARCA, mas há a urgência de um envolvimento de todos os altaneirenses para que de fato seja concretizado.

Os concluintes do curso de condutores de trilha receberam, de forma simbólica, certificações. Apresentações da Banda de Música Padre Davi Moreira, do grupo de pífano da ARCA, além do grupo “Fulô do Sertão” marcaram o início e término do evento que se desenvolveu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira outras fotos do evento que teve a cobertura de João Alves.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!