I Mostra de Ciência e Cultura move alunos e comunidade na EEEP Wellington Belém


A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo que atende em forma de consórcio alunos e alunas dos municípios de Nova Olinda (sede da escola), Altaneira e Santana do Cariri, todos localizados na região do cariri, recebeu durante todo o dia de sexta-feira, 17 de outubro, em suas dependências, gestores, professores, pais de alunos e discentes de outros municípios para a realização da I Mostra de Ciência e Cultura.

Alunos e alunas dos cursos de Redes e Edificações por ocasião da I Mostra de Ciência e Cultura da EEEP Wellington Belém de Figueiredo. Foto: Professor José Nicolau.
As edições da I Mostra integram as atividades da VII Feira Regional de Ciências e Cultura: Do Senso Comum à Ciência: Desenvolvimento Sustentável e Solidário, edição 2014, organizada pela 18º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 18, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação – SMEs e, que nesta oportunidade, envolveu projetos construidos por discentes da instituição supracitada sob a orientação de professores subsidiadas nas categorias Linguagem, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Ciências Ambientais, Robótica Educacional e Iniciação Científica – Ensino Fundamental.


Alunas do curso de Agronegócio em apresentação durante
a I Mostra de Ciência e Cultura. Foto: Prof. José Nicolau.
Com a temática “Desenvolvimento Sustentável, Científico, socioeconômico e cultural”, a mostra teve vários projetos que atendiam a proposta científica, com Recortes da Literatura Nordestina, Empreendedorismo, Plantando com Ciência (Horta Orgânica), Do Senço Comum ao Lúdico, Reeleitura do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e encenação de passagens da obra, Unidade Técnica de Demonstração (UTD): Desenvolvimento das Potencialidades Regionais e Fortalecimento da Agricultura Familiar, além de ensaios voltados as áreas técnicas, referenciadas pelos cursos de Redes de Computadores, Finanças, Agronegócio e Edificações e, claro, daqueles que mexem com a ética na internet.

Todos os projetos tiveram como protagonistas o corpo discente e ocuparam salas de aula. Aqui, receberam visitas da comunidade escolar, de familiares e gestores de instituições de ensino dos três municípios contemplados. Os intentos foram, durante todo o processo de apresentação, avaliados por professores convidados.

O evento foi oficialmente declarado aberto as 13h00 da tarde no auditório pela professora/diretora Lucia Santana e pela professora/coordenadora Ana Maria que arguiram sobre a importância de se promover ações como essa, uma vez que permite que se instigue no alunado o gosto pela pesquisa. Segundo elas, o evento objetivava estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes, além de promover o intercâmbio artístico, cultural e científico entre os visitantes e participantes da mostra.

Confira outras fotos do evento


































Um comentário:

  1. Muito bom, excelente oportunidade de exercício efetivo do conhecimento. Parabéns a todos os alunos, professores, gestores, funcionários em geral pelo trabalho realizado e, comunidade que se fez presente.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!