Na semana do professor, Informações em Foco lança a série “Educadores que Mudaram a Educação”


Não resta dúvida de que a Educação é a mola propulsora de desenvolvimento de toda sociedade. Claro que não devemos jogar o avanço econômico, social, político e cultural de um país somente nas mãos do processo educativo. Essa visão é vazia e não corresponde a realidade. Por outro lado, nenhum espaço social se desenvolve, nenhuma nação extirpa do seu meio a desigualdade social sem a educação, sem o processo ensino-aprendizagem. 

No quadro montado por este blogueiro aparecem nomes como o de  Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Vygotsky, Darci Ribeiro e Anísio Teixeira. (Da esquerda para a direita). 
Como já nos alertava Paulo Freire “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. E exatamente por entender a importância dessa área como o alicerce para a construção de uma sociedade sem as amarras do dogmatismo, do eurocentrismo e das diversas formas de preconceitos, sendo o caminho mais curto para o desenvolvimento humano que o Blog Informações em Foco estará lançando entre os dias 13 e 17, na Semana do Professor, a Série “Educadores que Mudaram a Educação”.  

Nesse espaço, você encontrará informações sobre alguns dos grandes educadores  que marcaram a história da educação no Brasil e no Mundo. É digno de registro que os nomes que aqui passarão foram, claro, fruto de escolha e afinidades ideológicas, sem falar da luta histórica que travaram pela mudança de paradigma nesse setor. É, portanto, um espaço inacabado e que estará em contínua construção, porque a luta em favor da educação produziu e irá produzir, por tempo indeterminado, um grande número de lideranças que precisarão ser resgatadas.  

Você também pode participar nos enviando sugestões de nomes.

Veja, abaixo, a listagem de alguns (mas) deles/as

Álvaro Vieira Pinto
Anísio Teixeira
Darcy Ribeiro
Jean Piaget
Lev Vygotsky
Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!