Soma de votos brancos, nulos e abstenções atingem teto de 32,76% em Altaneira


Com 100% das urnas apuradas no município de Altaneira, na região do cariri, um percentual de 74,29% do eleitorado, que corresponde a 4.416 votantes, compareceu às urnas no segundo turno das eleições realizado neste domingo, 26 de outubro de 2014, segundo números computados pelo Tribunal Superior Eleitoral até as 18h40.


Brancos e nulos somaram 7,05% dos votos totais, perfazendo um total de 311 (trezentos e onze) votos e os eleitores que não compareceram às urnas somaram 27, 71%, que representa 1.528 (hum mil, quinhentos e vinte e oito) votos. Se agregados esses valores o teto dos que não depositaram confiança em nenhum dos projetos em disputa, tanto a nível estadual quanto nacional chegam a uma porcentagem de 32,76%, o que equivale em número de eleitores a 1.839 (hum mil, oitocentos e trinta e nove). 

Considerado o típico voto de protesto, o voto nulo tem o mesmo efeito do voto em branco por não entrar nas contas na hora de bater o martelo sobre quem está eleito. Embora não se possa dizer se esses percentuais crescentes revelam desinteresse por parte da população em relação à política, já que o voto é obrigatório, esses dados mostram toda via que há um alto grau de desconfiança, por parte do eleitorado altaneirense no que tange à classe política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!