Iphan concede título de Patrimônio Cultural do Brasil a Maracatu de Baque Virado




O Maracatu de baque virado se tornou Patrimônio Cultural do Brasil. O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan; cavalo-marinho e maracatu de baque solto podem ganhar a mesma honraria .

Mais uma expressão cultural genuinamente pernambucana ganha o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O Maracatu Nação, conhecido como Maracatu de Baque Virado, foi escolhido por unanimidade na manhã desta quarta-feira durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da instituição. O maracatu nação apresenta um conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai às ruas durante o Carnaval, com reis, rainhas, orixás, baianas e outros personagens. Os vínculos com o sagrado e a manutenção das relações comunitárias estão entre as atribuições desse maracatu.

O conselho, que tem 23 conselheiros e 13 representantes, continuará reunido para analisar se o cavalo-marinho e o maracatu de baque solto, mais duas manifestações culturais pernambucanas, ganharão o mesmo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!