Com chamada única, Ceará ofertará 10.749 vagas pelo SISU distribuidas em 25 municípios



Com a divulgação das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 consultadas nesta terça-feira, 13, e divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem ficar atentos aos prazos para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo cronograma, as inscrições têm início na próxima segunda-feira, 19, e encerramento na quinta, 22. Ao todo, são ofertadas 10.749 vagas no Ceará, distribuídas em 25 municípios.

Alunos da EEM Santa Tereza em Altaneira.
Foto: Heloisa Bitu
O processo para preenchimento das vagas remanescentes vai variar em cada instituição. Este ano, a oferta no Interior é significativa e soma 4.573 vagas. No topo, Juazeiro do Norte, com 825 vagas. Em seguida vêm Sobral (689) e Quixadá (463). Os municípios só perdem para a Capital, que contabiliza, sozinha, 6.006 vagas. As demais vagas (170) estão em Maracanaú.

Com a divulgação do resultado, os candidatos devem garantir suas inscrições no Sisu. A pontuação de cada um será automaticamente avaliada e servirá de base para a classificação final, a ser divulgada em procedimento de chamada única - novidade nesta edição.

Para o coordenador do Sisu na Universidade Federal do Ceará (UFC), Miguel Franklin, a chamada única deve acelerar o processo de preenchimento das vagas. “A segunda chamada sempre teve eficiência muito baixa, era gasto de tempo”, afirma.

Se, após a chamada única, ainda restarem vagas, será elaborada uma lista de espera. O prazo para inscrição na lista tem início no próximo dia 26 - data em que será divulgada a chamada única - e término no dia 6 de fevereiro. As instituições têm até o dia 11 de fevereiro para convocar os selecionados na lista de espera. Depois, caso ainda sobrem vagas, cada instituição deve decidir, por si só, de que maneira preenchê-las.

Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por exemplo, tem seleção diferenciada das porque, além do Enem, também adota o vestibular. “Vamos fazer a matrícula da primeira chamada e da lista de espera. Após o prazo de matrícula da lista de espera, caso haja vaga remanescente, vamos colocá-la para os (candidatos) classificáveis do vestibular”, assegura a pró-reitora de Graduação da Uece, Marcília Chagas Barreto.

As outras instituições cearenses vinculadas ao Sisu, como UFC, Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) terão soluções semelhantes e também consideram a possibilidade de trabalhar com sistemas de lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!