Histórico de Nilma Lino Gomes, Ministra de Estado Chefe da SEPPIR


A presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse para seu segundo mandato na tarde de ontem, 1º de janeiro de 2015 em cerimônia realizada no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. Na oportunidade, também assinaram o termo de posse os trinta e nove (39) ministros que irão fazer parte de sua equipe de governo.

Desse número, quinze (15) já ocupavam o posto e 04 (quatro) trocaram de pasta. 20 (vinte) ministros irão assumir os postos pela primeira vez na Esplanada dos Ministérios. Para o movimento negro um nome chama a atenção e rega de esperança aqueles que lutam cotidianamente pela promoção da igualdade racial e pelo reconhecimento de negros e negras como contribuidores na formação do Brasil, assim como pela ocupação dessa classe social em vários espaços sociais.

A professora Doutora Nilma Lino Gomes foi empossada junto aos outros 38 ministros. Nilma foi apresentada pela Presidenta como MINISTRA DE ESTADO Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR Presidência).  Esta secretaria tem como finalidade promover a igualdade e a proteção de grupos raciais e étnicos afetados por discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra.

Confira abaixo uma síntese da trajetória de Nilma Lino compartilhada por Rodrigo Fernandes, Coordenador de Departamento Ambiental na empresa Móveis Lopas, na rede social facebook.

NILMA LINO GOMES possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação também pela UFMG (1994), doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Foi coordenadora geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ações Afirmativas da UFMG (2002 a 2013). Desde 2010 integra a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Em abril de 2013 assumiu a Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tornando-se a primeira mulher negra a coordenar uma universidade federal no país. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sócio-biodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da UNILAB. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Em dezembro de 2014 foi anunciada oficialmente Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para o segundo mandato do Governo Dilma Rousseff.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!