IV Encontro de Negros e Negras desenvolveu o tema o “O Brasil que queremos para a população negra”



É com o tema “O Brasil que queremos para a população negra” que o 4º Encontro de Negros e Negras da UNE (ENUNE) desafia juventude negra  a refletir sobre o seu papel na luta contra o racismo. Estudantes em todo o país se mobilizam para comparecer ao IV ENUNE. Muitas universidades através das entidades do movimento estudantil realizaram o Pré-ENUNE nas mais variadas universidades do País.

IV Encontro do ENUNE ocorreu entre os dias 3 e 5 abril na UNEB.
Um dos primeiros encontros em preparação para o ENUNE acontenceu em Palmas e Araguaina no Tocantins. Logo depois aconteceu em Belo Horizonte-MG, Fortaleza-CE, Rio de Janeiro-RJ e na Bahia aconteceu em Jequié e Salvador. A expectativa da coordenação do encontro é de 700 pessoas.

Marcela Ribeiro, diretora de Combate ao Racismo da UNE (União Nacional dos Estudntes), garante que esse evento representa uma nova metodologia de disputa da consciência da juventude negra brasileira. Salienta que é essa metodologia de trabalho que se torna central para construir um país verdadeiramente democrático, mais fraterno e que enfim, apresente um cenário de justiça social expurgando a chagas do racismo na sociedade brasileira.

Está garantido na programação do evento a presença da Ex-ministra da Igualdade Racial Luiza Barros, o secretário Nacional de Juventude Gabriel Medina, o blogueiro da Carta Capital Douglas Belquior e outros nomes de formulação de Políticas para Juventude.

É também o primeiro ano que junto ao ENUNE será produzido o Festival Nacional de Cultura e Juventudes Negra. Herlon Miguel, produtor do Festival, afirma que “foi lançado um novo desafio: reunir mais de 15 grupos e movimentos de diferentes expressões da juventude negra. Além do entretenimento e da produção cultural, a ideia é consolidar uma grande articulação nacional desses mecanismos de organização da juventude negra dentro da óptica organizativa do enfrentamento ao racismo. Faremos manifestações políticas e culturais das mais diversas, do rap de São Paulo ao Afoxé de Pernambuco, dos seminários e formações políticas ao ato público nas ruas do bairro do Cabula.”

Na cena da cultura personalidades como Nelson Triunfo e Afoxé Omó Nilê Ogunjá confirmaram presença. O 4º ENUNE aconteceu entre os dias 3 a 5 de abril, no campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Bairro do Cabula em Salvador-BA.

Maiores informações podem ser adquiridas pelo site do ENUNE ou pela fanpage da Diretoria de Combate o racismo da UNE: www.facebook.com/pages/UNE-Combate-ao-Racismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!